A cada dia fica mais comum encontrar alguém que ganhe a vida gravando vídeos, dando dicas e escrevendo em blogs na internet. E foi por isso que ser blogueiro virou profissão. Mas será que a marca de blog precisa ser registrada?

Marca de blog precisa ser registrada

A resposta é sim! Se você é blogueiro(a), precisa proteger sua marca e o seu negócio, pois dessa maneira você tem uma garantia judicial de quem ninguém poderá usar o nome do seu blog sem autorização. Além disso, também poderá licenciar sua marca. Saiba mais sobre o assunto:

Quando devo registrar meu blog?

Se você já vende espaços para anunciantes, vende artigos de qualquer assunto ou faz qualquer coisa que gere rentabilidade através do seu blog, já devia ter o registro da marca.

É óbvio que a maioria dos blogueiros quer o desenvolvimento da sua carreira e para isso é importante demonstrar as outras pessoas que você é profissional. Muitas marcas e empresas estão à procura de blogueiros e youtubers, pois sabem que esses influenciadores ajudam na venda e na divulgação de seus produtos e serviços. Porém eles procuram saber sobre cada um deles, e ao ver que o seu blog possui registro de marca agregam mais confiança ao seu trabalho.

Marca de blog precisa ser registrada

Aqui no Brasil, existe a Lei da Propriedade Industrial, é a lei nº 9.279 de 1996. Ela assegura que o titular que fazer o primeiro registro da marca, ganha o direito de utilizá-la exclusivamente. Dessa maneira, não importa se você já possui o blog há anos. Se alguém fizer a solicitação de registro com o nome igual ao do seu blog, poderá adotar qualquer medida judicial para te impedir de utilizá-lo.

Marca de blog precisa ser registrada

Imagina você já ser conhecido, tem influência e já ter criado toda uma identidade visual e perder tudo isso? Pois é! Não seria nada fácil não é mesmo? Além disso, a pessoa que registrou a marca pode solicitar indenização por você estar utilizando indevidamente o nome, o que gerará dores de cabeças e grandes prejuízos. É preciso ter segurança e estar por dentro da lei para poder fazer a diferença em um mercado tão concorrido como a internet. Para evitar transtornos como esse, faça o certo, registre o nome do seu blog!

Como registrar a marca do meu blog?

Não é complicado como pensam e investir nisso é trazer segurança a sua marca. O primeiro passo é realizar uma pesquisa no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. A pesquisa deve ser minuciosa para garantir o registro. Clique aqui e faça sua pesquisa.

Ao verificar que não existe nenhum registro igual ou semelhante ao seu blog, você poderá dar início ao processo. É preciso pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU), somente após pagá-la é que você poderá fazer o depósito do seu pedido, junto com todos os documentos.

Na hora de fazer o depósito do pedido de registro de marga, terá selecionar uma dentre as 45 classes disponíveis pelo INPI, em qual a sua marca se encaixa. Lembre-se de escolher corretamente, se algo estiver errado você pode perder todo o pedido de registro!

Entenda sobre a classificação das marcas.

Feito isso, terá que aguardar a publicação da sua marca na Revista da Propriedade Industrial (RPI), que sai toda terça-feira. Quando isso acontecer, abrirá o prazo de oposição. Durante esse tempo, outras pessoas podem entrar com pedido de oposição, explicando porque sua marca não pode ser registrada. É preciso defendê-la, caso contrário, perderá o registro.

Aqui no blog tem um artigo só explicando sobre a oposição. Você pode conferir aqui.

Passado esse período, é só aguardar o deferimento ou indeferimento. Todo esse processo pode demorar até dois anos! Mas, sua marca estará segura a partir da data de depósito do pedido.

Por último, após o deferimento, será emitido a sua última taxa. Caso não seja paga, você perderá todo o processo.  Por isso é essencial realizar o acompanhamento durante os 24 meses de processo.

Para evitar transtornos e problemas, a Zênite Marcas cuida de todo o processo, fazendo o acompanhamento para que você possa registrar a marca do seu blog e proteger o seu negócio. Quer conversar a respeito? Clique aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here