O setor alimentício é um dos que mais crescem, portanto investir neles é uma boa alternativa para quem quer ter um negócio próprio. Esse tipo de segmento também serve para quem quer começar algo em sua casa. Entretanto, todos os dias novos empresas são abertas nesse ramo, por isso é preciso se destacar no mercado para conseguir o seu espaço.

registrar marca setor alimentício

Fazer uma empresa crescer exige muito trabalho e dedicação. Se esse é o seu objetivo, é importante se proteger e deixar o negócio protegido. A única forma de fazer isso é registrando sua marca para o setor alimentício. Quer saber como vai fazer isso? Continue a leitura deste artigo:

Por que devo registrar minha marca?

A marca é o símbolo ou o nome que seus clientes e potenciais clientes irão conhecer seu negócio e seus produtos. Portanto, é algo muito importante, não é mesmo? Afinal, se você mudar de nome (marca), seus clientes não te encontraram mais.

O registro de marca é a única maneira de proteger o seu negócio, dessa forma ninguém poderá copiar sua marca e/ou seu produto. A marca registrada também irá diferenciar o seu negócio de seus concorrentes.

Para o setor alimentício a urgência em registrar a marca é maior ainda. Pois esse setor está constante crescimento, o que significa que o número de concorrentes também aumenta. Um deles pode registrar antes de você, o que te causará grandes problemas.

Portanto se você quer ver o seu negócio crescer e dar ainda mais frutos, registre a sua marca e ganhe o seu espaço no mercado. Não veja isso como uma despesa, mas um ótimo investimento para que não haja problemas posteriores.  Afinal, despesa mesmo é o prejuízo em ter que trocar toda a sua identidade, não é mesmo?

Registro da marca para empresa no setor alimentício

Se a sua empresa no setor alimentício é um bar, lanchonete, restaurante ou pizzaria, existe duas possibilidades de registro de marca:

  • Se sua loja ou restaurante visa apenas vender em uma localidade ou bairro o correto é efetuar o registro para fornecimento de alimentação, pois esse será o principal foco da atividade.
  • Agora, se sua ideia é expandir e levar o negócio para outros horizontes, seja utilizando franquia, parceria ou outra forma, o ideal é usar o registro para administração de negócios e fornecimento de alimentação.

Há ainda uma terceira possibilidade. Se você fabrica um determinado produto específico, como por exemplo, um bolo que tem uma marca diferente, você precisará registrar como produto.

Entenda mais sobre classificação de marcas.

Se precisar de mais alguns esclarecimentos sobre o tema, fique a vontade para entrar em contato conosco ou deixar nos comentários.

registrar marca de produto setor alimentício

Como registrar minha marca?

Por mais que o seu negócio ofereça somente produtos e serviços dentro da sua cidade, continua sendo importante registrar sua marca.

O registro a torna exclusiva em todo território nacional e é valida por 10 anos renováveis. Mas cuidado! Antes de tudo é necessário que você faça uma pesquisa junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Essa parte é muito importante e decisiva! Pois um descuido no momento da pesquisa pode prejudicar o processo todo — e ainda causar gastos desnecessários!

A Zênite pode te ajudar com a pesquisa, basta clicar aqui e fazer uma pesquisa gratuita conosco.

Após efetuada a pesquisa, se sua marca da sua empresa no setor alimentício estiver disponível para registro, o próximo passo será o depósito de seu pedido. Com o depósito inicia-se o processo de registro de marca, que leva em média 1 ano, mas esse tempo é variável.

Mas fique tranquilo! Embora o processo leve alguns meses o “direito de precedência” decorre da data do depósito.

Se quiser fazer uma pesquisa completa de registro da sua marca, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here