Ontem foi o primeiro jogo do Brasil e infelizmente não foi bem como todos esperávamos, não é mesmo? Mas ainda assim acabei notando algo importante nesse final de semana: Muita gente está fazendo publicidade da forma errada nessa época de Copa do Mundo.
Pouca gente sabe, mas a Fifa tem MUITAS marcas registradas. Dentre elas, várias são “expressões comuns” desse grande evento chamado Copa do Mundo, e por isso são de uso exclusivo da Fifa (e de seus patrocinadores, por autorização dela). Você sabia disso?
Então para que sua empresa não corra o risco de levar um “escorregão” nessa época nós, vamos deixar algumas dicas do que pode e do que não pode na publicidade dessa época.
Palavras – O que pode usar na Copa do Mundo?
Como já dito, algumas palavras (ou expressões) são registradas como marca pela Fifa, e por isso é de uso exclusivo dela ou de quem ela permitir usar.
Palavras de uso restrito da Fifa e de seus patrocinadores
- FIFA;
- CBF;
- Copa do Mundo;
- Copa 2018;
- Rússia 2018;
- Copa do Mundo FIFA;
- FIFAWorld Cup;
- World Cup;
- World Cup 2018;
- Seleção Brasileira;
- Zabivaka;
- Mundial de Futebol;
- Mundial 2018;
- Cidades sedes + 2018;
- Marcas patrocinadoras;
- Confederação Brasileira.
A ressalva nesses casos é que a Fifa permite utilizar essas palavras para divulgação de datas e horário de jogos, mas só isso.
Palavras que podem ser usada com algumas condições:
- Copa: A palavra copa pode ser utilizada isoladamente, mas não pode estar vinculada a uma promoção. Você pode dizer, por exemplo, “Que funcionará normalmente durante a Copa”, mas não que fará um “Desconto da Copa do Mundo”.
- Mundial: Assim como a palavra Copa, a palavra Mundial pode ser utilizada sem que seja vinculada a uma promoção.
- Nome de jogadores: Você poderá utilizar o nome dos jogadores para efetuar comentários, mas nunca deixar “no ar” que há alguma relação do jogador com sua marca.
E isso é algo sério
É importante levar isso tudo em consideração. Afinal, a Lei 9.279 de 1996 estabelece como crime o uso indevido de marca registrada. Lembrando que usar uma marca indevidamente só é assim considerado quando feito de forma comercial. Por isso jornalistas, blogueiros e afins podem fazer comentários e utilizar essas expressões, mas NUNCA DE FORMA COMERCIAL.
Uso da forma figurativa das marcas
Se usar o nome já pode ser um problema, usar a forma visual das marcas ou seus patrocinadores pode ser ainda pior.
Portanto, não vou nem me alongar nessa parte: NUNCA utilize a marca de terceiros sem a devida autorização, e isso vale para a marca da Copa do Mundo, da Fifa, da CBF etc.
A utilização das bandeiras dos países pode ser feita, mas também com restrições. Pode ser usada sem cunho comercial para divulgação e comentário dos jogos. Já as cores está liberado.
Perguntas rápidas
Posso realizar sorteios nesse período de Copa?
Sim e não. Você pode realizar sorteios, mas se não for patrocinador da Copa do Mundo não pode utilizar os jogos, placares e resultados como forma de seleção do ganhador.
Posso criar produtos nas cores das seleções?
Claro. Isso é perfeitamente possível, não podendo apenas fazer referência à Copa do Mundo ou utilizar os logotipos delas.
Posso sortear uma camisa oficial da Copa?
Não. Esse é um direito exclusivo dos patrocinadores.
Posso sortear um ingresso?
Não, os ingressos são distribuídos para sorteio e venda apenas aos patrocinadores.
Posso falar sobre os jogos com a minha marca?
Sim, desde que seus comentários não usem o nome da Copa ou dos jogadores de maneira comercial.
Eu já descumpri alguma(s) regra(s) que li aqui, e agora?
E agora que ainda é tempo de melhorar. Evite descumprir novamente qualquer dessas regras.
Se precisar de algum auxílio ou tiver alguma dúvida é só falar com a Zênite!