Abrir o negócio próprio talvez seja o sonho da grande maioria das pessoas. A ideia de ser o seu próprio chefe, fazer seus horários e trabalhar com aquilo que realmente traz prazer é um dos fatores para esse sonho.

Mas, por onde começar? Junto com o sonho vem também a dúvida de como escolher o negócio ideal para você e como ser assertivo nessa decisão.

Novo negócio? Saiba como escolher o negócio ideal para você

Por isso, separei algumas dicas de como abrir esse novo negócio com cautela, planejamento e, claro, muito trabalho. Vamos lá?!

Escolha e conheça seu público alvo

Por mais óbvio que seja esse item é fundamental saber qual é o seu público alvo, e quando falamos disso estamos nos referindo às características peculiares de cada um.

Não é saber apenas se o seu público é predominantemente masculino ou feminino, se tem 18 ou 40 anos; é saber isso, sim, mas também saber onde estão, qual a sua faixa de renda, gostos, costumes e comportamento.

Identificar seu público alvo é, talvez, um dos maiores desafios de quem deseja começar um novo negócio e empreender, por isso, estude muito antes de tomar decisões.

Veja como mapear o seu público alvo.

Conhecer o mercado

Outro fator determinante é saber em que ramo o mercado está aquecido, afinal, quem vai começar negócio ideal precisa estar conectado com as novidades e tudo o que está em alta e o que estará num futuro próximo.

Novo negócio? Saiba como escolher o negócio ideal para você

Se você não sabe exatamente em qual ramo vai atuar, pesquise bastante as possibilidades e pense sempre em algo que é essencial, por exemplo, o ramo alimentício, afinal, é uma necessidade vital comer.

Outro ramo quente e que certamente estará em constante evolução é o da tecnologia. Não há como pensar na vida do século atual sem intervenções tecnológicas e que resolvem os problemas do dia a dia.

Soluções de problemas

E falando em resolução de problemas, esse é o mais um item para pensar antes de escolher o negócio ideal para você. Afinal, as pessoas buscam hoje facilitar a vida nas suas atividades mais simples do cotidiano.

Tenha um olhar além do que os olhos podem ver. Tente entender as dores do mercado e como a sua ideia pode ajudar nesse processo de solução, mediação e facilitação de rotina.

Outra dica simples, mas que normalmente esquecemos é: se coloque sempre no lugar do seu cliente. Você teria vontade de adquirir o seu produto/serviço? Seria uma experiência satisfatória? Indicaria para amigos?

Novo negócio? Saiba como escolher o negócio ideal para você

Formato de negócio

Antes de começar seu novo negócio pense em qual será o formato dele.

  • Online: mais rápido, prático e onde seu cliente está. Mas, vale lembrar que é preciso ter muito planejamento para atender a demanda e não deixar ninguém sem resposta.
  • Físico: se o seu negócio tem um lugar físico também é preciso estar atento às documentações necessárias e todo investimento de local, manutenção, divulgação e atendimento.

Independente de qual opção você escolher, é sempre importante planejar e organizar cada etapa desse processo do seu novo negócio.

Plano de Negócios

E falando em planejamento, deixamos por último o Plano de Negócios, mas talvez essa seja a primeira opção de quem quer empreender e começar a tirar seu sonho do papel.

De forma resumida, o Plano de Negócios é um documento que irá nortear todo o processo do seu projeto, desde as primeiras pesquisas de mercado, até ele começar a funcionar de fato.

Novo negócio? Saiba como escolher o negócio ideal para você

Aqui, é o momento de estipular os objetivos, colocar no papel o orçamento disponível e distribuir para cada ação e momento, seja com estoque, divulgação, marketing digital, criação da identidade visual, enfim, todos os momentos.

Veja aqui como criar um planejamento de marketing.

No Plano de Negócios, você também vai elaborar a análise SWOT que é uma pesquisa para avaliar os pontos fortes e fracos, as fraquezas e as ameaças do seu negócio, e como direcionar essas informações da melhor forma possível.

Chegamos agora naquele momento em que as ideias estão a mil e para não misturar isso tudo e perder grandes insights, coloque tudo no papel. Tenha sempre um lugar para anotar as melhores ideias e pense como elas podem melhorar.

Pense no mercado, no público, nas dores, nas possibilidades de resolver problemas e dê o primeiro passo. Certamente, seu novo negócio será um grande sucesso. E aí, preparados para colocar em prática todas as dicas?!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here