Aumente as vendas da sua loja de roupas: dicas de marketing

É possível aumentar as vendas de uma loja de roupas, online ou presencial, seguindo algumas estratégias. Veja quais são e coloque em prática.

Você já ouviu todas as dicas de marketing possível, mas parece que seu negócio ainda não está rolando. Então vou te contar o que está faltando: sair do óbvio. Para aumentar as vendas de uma loja de roupas, você deve pensar fora da caixinha, de preferência com a cabeça dos seus clientes perfeitos.

como aumentar vendas loja de roupa

Não podemos fugir de alguns fatores “clichês”, mas que são importantíssimos para o sucesso de qualquer negócio, como o planejamento e a pesquisa de mercado. Mas existem outros aspectos da estratégia que podem (e devem!) ser otimizados para que você tenha mais resultados.

Agora, vou sair um pouco do óbvio e lhe entregar algumas dicas de marketing que farão a diferença em sua loja. Está pronto?

O que você precisa saber sobre marketing

Já sabemos algumas estratégias básicas para ter sucesso em uma loja de roupa. Elas são os pilares, o ponto de partida para qualquer segmento. Então, você precisa conhecê-las:

  • Ter um planejamento (adequá-lo e respeitá-lo);
  • Ser frequente nas redes sociais;
  • Postar fotos bonitas;
  • Conhecer o mercado e seus clientes;
  • Atender bem seus clientes;
  • Ter um diferencial.

Checklist do sucesso: o que sua marca precisa ter para ganhar o mercado

Agora, vamos sair desse mundo comum e entrar em outros pontos importantes que vão ajudar você a melhorar as vendas da sua loja de roupas, seja ela presencial ou não.

1 – Foque no cliente

Pare de focar em você e foque nas pessoas que você atende. Eu sei que você quer destacar o seu produto, mas antes disso você precisa compreender exatamente quem é o seu cliente e o que ele procura.

Nem sempre é sobre você, mas sobre os seus consumidores. Afinal, são eles que vão comprar suas peças, não é mesmo?

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Você pode ter um produto incrível, mas se estiver se comunicando com as pessoas erradas, não sairá do lugar. Para conhecer sua verdadeira persona, converse com os seus clientes fiéis, trace características semelhantes entre eles e isso começará a mudar sua visão sobre quem realmente consome seus produtos.

Existem clientes que possuem necessidades diferentes de atendimento. Por exemplo, há quem prefira que você leve as peças até ele, e há pessoas que preferem atendimento totalmente online.

Perceba em qual categoria os seus melhores clientes se encaixam e comece a usar isso como um apelo para atrair mais clientes com as mesmas características e necessidades. Isso ajuda bastante a focar seus esforços em quem realmente vai comprar seu produto. Inclusive, esse é um erro bastante comum de quem vende roupas: tentar vender para todo mundo. 

Ser generalista e não ter um público definido é uma péssima estratégia. Quanto mais nichado o seu negócio é, melhores clientes você tem. 

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Sabendo isso, os próximos passos ficam bem mais simples.

2 – Melhore sua comunicação

Conhecendo sua persona, você é capaz de melhorar sua comunicação e também os meios utilizados para tal. Por exemplo, talvez seus clientes prefiram um atendimento mais rápido e online do que o atendimento presencial. 

E você só conseguirá fazer isso sabendo para quem está vendendo.

Se optar por usar as redes sociais, tome cuidado com alguns pontos:

  • Linguagem usada;
  • Erros de português/digitação;
  • Áudios em excesso;
  • Resposta demorada.

Seja qual for o meio de comunicação, online ou presencial, atente-se a manter sempre a educação e empatia. Outro ponto importante: pessoas fazem negócios com pessoas. Não trate o cliente como cliente. Trate o cliente como um amigo. Converse, pergunte, mostre, conte histórias…

Na próxima vez que esse cliente voltar, faça um esforço para se lembrar dele e pergunte se gostou das últimas peças. Elogie, diga que determinada peça que ele comprou anteriormente ficou muito bom mesmo e que você tem outras no mesmo estilo.

Essa comunicação encurta os laços, porque além de um vendedor, você passa a ser um amigo que está tentando te ajudar a encontrar a peça perfeita. E você é capaz disso, não é mesmo?

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3 – Equipe que vista a camisa

Só tenha pessoas que realmente acreditam no seu negócio. Afinal, é impossível vender algo em que não acredita, não é mesmo? Isso também é válido para as pessoas que você irá contratar como influenciador. 

Trabalhar com parcerias, principalmente em épocas em que a internet abre inúmeras portas para influenciadores é uma excelente tacada para uma loja de roupas. 

É importante que você escolha pessoas que se encaixam nos valores da sua marca e que realmente abracem a causa. Analise também o tipo de seguidor que aquela pessoa tem, pois deve se encaixar em sua persona.

Na hora de montar seu time de vendedores, considere algumas características básicas, como as competências e a facilidade de comunicação. É importante também que essas pessoas se encaixem nos valores da sua marca.

4 – Crie uma marca única e registre

Se você seguir tudo o que listei, é bem provável que sua loja de roupas cresça como uma marca conhecida no seu segmento. Isso fará com que conquiste clientes perfeitos para o seu negócio e fidelize-os.

Para a construção de uma boa marca, considere alguns pontos importantes. Como a pronúncia, o significado e a representatividade da mesma. Uma boa marca também possui valores e uma personalidade. Ela deverá representar seus clientes para poder ser amada por eles. 

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E claro, de nada adianta todos esses esforços se você deixar sua marca desprotegida sem o devido registro. O registro de marca para loja de roupas é importante para que não haja cópias baratas por aí.

Além disso, uma marca registrada é única e exclusiva. Consequentemente, aumenta o valor da sua marca. Afinal, não pode existir outra igual. Você pode saber mais sobre registro de marca para loja de roupas aqui.

Agora quero que você me diga uma coisa, isso que você leu te ajudou de alguma forma?

 

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Ananda Morales

Publicitária, redatora e sócia da Zênite Marcas.

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