Sobrestamento de marca: O que é?

Sobrestamento de marca é quando o julgamento do processo é adiado pelo INPI. Isso não é algo ruim (nem bom!). Entenda mais sobre isso aqui.

Uma palavra complicada para um significado bastante simples. Sobrestar é o ato de interromper o andamento de algo. Adiar.

o que é sobrestamento de marca

E isso é muito comum com processos, sejam eles judiciais ou administrativos. Em alguns casos é necessário que o examinador “peça um tempo” para fazer a análise, ou mesmo tenha que aguardar um outro ato para poder decidir. Mas, para ficar bastante claro, nesse artigo vou falar mais detalhadamente e de forma clara sobre o “sobrestamento de exame de mérito”.

Sobrestamento de exame de mérito

O exame de mérito (ou exame substantivo) é a fase onde um julgador do INPI fará a análise do processo de registro de marca, e então proferirá um despacho de “Deferimento” ou “Indeferimento”. Não vou me alongar sobre a explicação do que é Deferimento ou Indeferimento, mas resumidamente o primeiro é que o processo deu certo e o segundo é porque deu errado por algum motivo.

No exame de mérito, dentre outras coisas, são analisadas as possíveis colidências da marca, ou seja, se a marca é semelhante a outra já registrada ou em processo de registro.

Algumas dessas colidências podem estar pendentes de exame, ou mesmo pendentes do pagamento do primeiro decênio. Nesse caso, antes de julgar o processo em questão, o examinador precisa aguardar que sejam resolvidas as colidências (pois, se essa colidência for indeferida ou perder prazo para pagamento da concessão, ela deixará de ser uma colidência).

Então, para que o exame não seja prejudicado, o julgador do INPI sobresta o processo. Isso mesmo, ele adia o julgamento até que sejam resolvidas as possíveis colidências.

O processo de registro de marca também pode ter seu exame sobrestado nos casos em que haja pendência de algum processo judicial em que o resultado interferirá diretamente no registro.

o que é sobrestamento de marca

E quanto tempo demora o sobrestamento

Essa é uma pergunta sem resposta. Isso porque o motivo do sobrestamento precisará ser resolvido para que o processo volte a andar. E, a depender do motivo, isso poderá levar um tempo diferente.

Se o motivo for aguardar o possível recolhimento da concessão de outro processo colidente, sabemos que não levará mais de 100 dias (já que o prazo para isso é de 60 + 30 dias – prazo ordinário + prazo extraordinário).

Agora, se o motivo do  sobrestamento for um processo judicial, fica imprevisível o fim do sobrestamento. É, como já deve saber, o processo judicial no Brasil é demorado e não há como prever o tempo de conclusão.

Sobrestamento pode atrapalhar o processo?

Não. O sobrestamento não interferirá no resultado do processo. Eu costumo dizer que, tirando a questão do prazo, o sobrestamento não é bom nem ruim. É realmente apenas um ato que adia o julgamento do processo, sem que isso interfira no resultado.

O problema será, como disse, no prazo. Os processos de registro de marca no Brasil têm levado aproximadamente de 6 a 8 meses para ser concluído. Um processo sobrestado sairá desse prazo, podendo levar 1, 2 ou até mais anos. E essa é a parte realmente ruim.

o que é sobrestamento de marca

Posso pedir o sobrestamento de um processo?

Essa dúvida é comum em advogados que não são especializados em Direito Marcário. Isso porque, em se tratando de alguns procedimentos judiciais é possível pedir o sobrestamento da ação, para se aguardar uma nova oportunidade – como numa execução em que não se encontrou bens penhoráveis, por exemplo. Mas isso não acontece com o processo de registro de marca.

No caso do processo administrativo de registro de marca, o ato de sobrestar o procedimento é do INPI. Não é feito por requerimento, mas sim propriamente pela Autarquia.

Tem mais dúvidas sobre o sobrestamento do processo de registro de marcas? Deixe nos comentários.

Picture of Paulo Rebello Marinho

Paulo Rebello Marinho

Advogado, pós graduado em Direito Empresarial e especialista em proteção de marcas.

Deixe um comentário

Zênite Marcas

Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

Artigos recentes

Caso real de perda da marca

Todos os direitos são reservados à Zênite Registro de Marcas Ltda.

Baixe nosso Plano de Ação 2024 gratuitamente.

Use nossa estratégia já validada para alavancar seus negócios!