Tudo precisa de mudança (ou não?) Nissin lança novos sabores doces de Miojo

Nissin lança novos sabores de Miojo doce, mostrando que toda marca precisa se reformular para se manter no mercado.

Pode ser que você não tenha experimentando, mas certamente ouviu falar da novidade lançada pela Nissin: miojo doce nos sabores de chocolate e beijinho. Alguns acharam estranho, outros amaram a novidade. Mas todo mundo ficou curioso em saber mais sobre os novos produtos.

Tudo precisa de mudança (ou não?) Nissin lança novos sabores doces de Miojo

A marca dividiu opiniões, mas uma coisa é certa: aconteceu um boom de vendas e o seu nome apareceu bastante na mídia nos últimos dias. Isso me fez pensar em vários aspectos da situação: será que toda marca precisa lançar produtos de tempos em tempos? Será que absolutamente tudo precisa de mudança?

Bom, como já dizia Heráclito, “nada é permanente, exceto a mudança”. Para as marcas, o princípio é esse mesmo. Veja só:

Nissin Lámen: o mesmo produto, variações diferentes

A marca Nissin foi fundada em 1948 pelo próprio inventor do macarrão instantâneo, o japonês Momofuku Ando. A princípio, ele queria desenvolver um produto que agradasse o paladar das pessoas, além de ser barato, de fácil preparo e também que coubesse no bolso, especialmente, dos mais pobres.

Mas, o produto que conhecemos hoje só saiu do papel mesmo em 1958. O primeiro sabor lançado do miojo foi o de galinha. Logo de cara o produto foi sucesso e estourou as vendas. Em pouco tempo, todas as mercearias estavam lotando suas prateleiras com o macarrão. 

Isso tudo só foi possível porque o produto criado foi exatamente aquilo que as pessoas precisavam/queriam. Depois disso, a marca foi se renovando e se adaptando, conforme o que o público esperava. 

Tudo precisa de mudança (ou não?) Nissin lança novos sabores doces de Miojo

Aqui no Brasil, a história da marca é um pouco diferente. 

Um empresário Chinês, observando o sucesso do produto pelo mundo, resolveu produzir o macarrão instantâneo em terras tupiniquins.  Isso aconteceu em 1965 em São Paulo e o produto foi lançado com a marca Miojo e o tempero era produzido pela Ajinomoto.  

Dez anos depois a Nissin comprou a Miojo, mas continuou usando a marca, já que a mesma  já era bastante conhecida aqui no Brasil. A partir daí, a evolução da marca aconteceu da mesma forma: observando o público e lançando novidades que encantavam seu público. 

Quando uma marca precisa lançar um novo produto?

Não há regra ou parâmetro para responder essa questão. Cada marca é única e cada negócio também. Isso significa que é necessário estar em constante observação para realizar as mudanças necessárias. 

Observe alguns marcadores, como, por exemplo, a procura dos próprios clientes por outro tipo de produto, as vendas dos produtos de seus concorrentes, a evolução do mercado, queda nas vendas, entre outros pontos.

Tudo precisa de mudança (ou não?) Nissin lança novos sabores doces de Miojo

Precisamos de renovação constante para se manter no mercado. Seja lançando um novo produto, reformulando a imagem da marca, ou criando uma nova campanha de marketing.

É claro que a tradição e qualidade contam bastante no sucesso da marca. Mas se adaptar seguindo o gosto de seu público também é um dos pilares importantes.

Veja como mapear e conhecer seu público alvo.

Agora, se o miojo doce será realmente um sucesso ao longo do tempo, só saberemos futuramente.

Me conta aqui, você já reformulou a sua marca?

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Ananda Morales

Publicitária, redatora e sócia da Zênite Marcas.

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