Pode ser que você não tenha experimentando, mas certamente ouviu falar da novidade lançada pela Nissin: miojo doce nos sabores de chocolate e beijinho. Alguns acharam estranho, outros amaram a novidade. Mas todo mundo ficou curioso em saber mais sobre os novos produtos.
A marca dividiu opiniões, mas uma coisa é certa: aconteceu um boom de vendas e o seu nome apareceu bastante na mídia nos últimos dias. Isso me fez pensar em vários aspectos da situação: será que toda marca precisa lançar produtos de tempos em tempos? Será que absolutamente tudo precisa de mudança?
Bom, como já dizia Heráclito, “nada é permanente, exceto a mudança”. Para as marcas, o princípio é esse mesmo. Veja só:
Nissin Lámen: o mesmo produto, variações diferentes
A marca Nissin foi fundada em 1948 pelo próprio inventor do macarrão instantâneo, o japonês Momofuku Ando. A princípio, ele queria desenvolver um produto que agradasse o paladar das pessoas, além de ser barato, de fácil preparo e também que coubesse no bolso, especialmente, dos mais pobres.
Mas, o produto que conhecemos hoje só saiu do papel mesmo em 1958. O primeiro sabor lançado do miojo foi o de galinha. Logo de cara o produto foi sucesso e estourou as vendas. Em pouco tempo, todas as mercearias estavam lotando suas prateleiras com o macarrão.
Isso tudo só foi possível porque o produto criado foi exatamente aquilo que as pessoas precisavam/queriam. Depois disso, a marca foi se renovando e se adaptando, conforme o que o público esperava.
Aqui no Brasil, a história da marca é um pouco diferente.
Um empresário Chinês, observando o sucesso do produto pelo mundo, resolveu produzir o macarrão instantâneo em terras tupiniquins. Isso aconteceu em 1965 em São Paulo e o produto foi lançado com a marca Miojo e o tempero era produzido pela Ajinomoto.
Dez anos depois a Nissin comprou a Miojo, mas continuou usando a marca, já que a mesma já era bastante conhecida aqui no Brasil. A partir daí, a evolução da marca aconteceu da mesma forma: observando o público e lançando novidades que encantavam seu público.
Quando uma marca precisa lançar um novo produto?
Não há regra ou parâmetro para responder essa questão. Cada marca é única e cada negócio também. Isso significa que é necessário estar em constante observação para realizar as mudanças necessárias.
Observe alguns marcadores, como, por exemplo, a procura dos próprios clientes por outro tipo de produto, as vendas dos produtos de seus concorrentes, a evolução do mercado, queda nas vendas, entre outros pontos.
Precisamos de renovação constante para se manter no mercado. Seja lançando um novo produto, reformulando a imagem da marca, ou criando uma nova campanha de marketing.
É claro que a tradição e qualidade contam bastante no sucesso da marca. Mas se adaptar seguindo o gosto de seu público também é um dos pilares importantes.
Veja como mapear e conhecer seu público alvo.
Agora, se o miojo doce será realmente um sucesso ao longo do tempo, só saberemos futuramente.
Me conta aqui, você já reformulou a sua marca?