O registro de marca é uma peça fundamental para qualquer tipo de negócio. Principalmente aqueles que visam o sucesso financeiro e o crescimento da empresa. Como é o caso de clínicas médicas ou até mesmo de estética.
Apesar de existir um código de ética que permeia o que pode ou não pode se utilizar no marketing de uma clínica médica, ter uma boa marca faz toda a diferença para o negócio. O nome do doutor(a) possui bastante peso na decisão de um paciente se consultar ou não. Isso significa que a marca do médico e/ou de sua clínica precisa de registro para ser protegida.
Vamos aos detalhes sobre esse assunto:
Registrar a marca da sua clínica alavanca os negócios
Antes de adentrar ao tema, vamos analisar o contexto de um modo geral e o comportamento humano. Cuidar de si mesmo é algo importante para preservar a vida. Portanto, é natural que o homem busque alguém que realmente possa ajudá-lo, isso faz parte do instinto.
Antes da internet ganhar força, a forma básica de encontrar um bom médico era perguntando para outras pessoas. O famoso boca a boca. E, nesse cenário, boa parte dos pacientes de um médico e/ou clínica chegavam por indicação de outras pessoas.
Com a evolução crescente da internet, esse cenário sofreu algumas alterações. Para encontrar um especialista em determinada área, as pessoas procuram na internet e encontram clínicas e médicos especializados. Para decidir em qual ir, ele olha as avaliações que o mesmo possui (fator equivalente ao antigo boca a boca).
“Certo, mas o que isso tem haver com o registro de marca para clínica médica?”
Vamos supor que sua clínica médica chama-se DOUTOR SAÚDE. Você construiu toda sua carreira e sua clínica atrás desse nome. Ganhou pacientes, tem boa classificação nas redes sociais, no Google, seu site é bem ranqueado nos resultados das buscas, investiu em uma bela fachada em um ponto estratégico da cidade, atende pessoas do país inteiro etc. Mas você nunca se importou em fazer o registro desse nome. E esse foi seu erro.
Outra pessoa foi lá e registrou a marca DOUTOR SAÚDE. E a partir desse momento, você foi impedido de usar esse nome. Foi preciso que você trocasse sua marca por outra.
Agora, o problema é: você fez o nome da clínica ser conhecido. As pessoas vão continuar procurando por ele. Mas vão encontrar seu concorrente e não você. Sabe os milhares de seguidores? Vão seguir seu concorrente. Sabe a fachada bonita? Terá que ser derrubada.
Basicamente, você amassou todo o trabalho que você teve e jogou no lixo. Simplesmente porque não registrou a marca da sua clínica médica.
Isso pode acontecer, inclusive, se você utiliza o seu próprio nome na clínica. Mesmo sendo o seu nome, é preciso fazer o registro da marca para garantir sua exclusividade. Caso contrário, você ainda corre o risco de perder sua marca.
Benefícios de registrar marca de clínica médica
Você já compreendeu que o registro da marca da sua clínica médica irá garantir que ninguém roube sua marca de você. A proteção do seu patrimônio depende disso. Mas o registro também proporciona outros benefícios.
Uma marca registrada pode aumentar em até 30% o valor do seu faturamento. Isso acontece porque uma marca registrada é única e exclusiva. Não existirá outra igual, portanto você poderá trabalhar forte no branding da sua marca para deixar essa exclusividade ainda mais em evidência.
O registro permite que você licencie ou venda franquias da sua clínica. Com toda a certeza, isso ajudará a aumentar o seu faturamento. Já pensou em abrir outras clínicas em outros estados brasileiros?
Outro ponto que merece destaque, é que você estará construindo o nome da sua clínica e garantindo que ela seja realmente seu. Afinal, nada pior do que moldar um negócio, fazê-lo crescer e depois ter que entregar tudo isso de bandeja para outra pessoa, não é mesmo?
Como fazer o registro de marca para clínica médica
O registro de marca para clínica médica deve ser feito no site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Esse é o órgão responsável pelo registro de marcas no Brasil. Porém, não é só acessar o site do INPI e fazer o pedido. É preciso seguir algumas etapas.
Veja as etapas do registro de marca aqui.
O primeiro passo é realizar a pesquisa de viabilidade. Ela indicará se sua marca está disponível para registro e se as chances de deferimento são boas. Depois disso é preciso realizar o depósito da marca no INPI.
Essa etapa exige a inserção de alguns dados no sistema do órgão. É preciso bastante atenção, pois pessoa física, MEI, ME, EPP e LTDA possuem desconto nas taxas. Se você preencher errado, terá que pagar as taxas com o valor cheio, o que aumentará o custo em cerca de 150%.
Depois do pedido feito, é preciso acompanhar semanalmente para saber quais foram os andamentos. O processo todo leva cerca de 12 meses para ser concluído e, em alguns momentos é preciso cumprir os prazos do próprio INPI e, em outros basta aguardar.
Ao final do processo, o mesmo pode ser julgado como indeferido. Isso significa que o INPI entendeu que sua marca não é registrável. Quando isso acontece, o próprio órgão informa o motivo do indeferimento, dessa forma é possível analisar se é viável ou não apresentar o recurso para reverter a decisão.
Por outro lado, se tudo der certo, o registro é deferido. E aí, basta pagar a última guia referente a emissão do certificado e ao primeiro decênio que sua marca estará protegida pelos próximos 10 anos.
Eu sei que o registro de marca é um assunto que pode gerar algumas dúvidas. Se você tem alguma, clique aqui e preencha o formulário que um consultor da Zênite entrará em contato para explicar tudo o que você precisa saber sobre o registro de marca para clínica médica.