5 dicas para fazer marketing com pouco dinheiro e ter resultados

Investir em Marketing Digital pode ser muito mais barato do que você imagina. E o melhor: não é nenhum bicho de 7 cabeças. Veja essas 5 dicas!

A falta de dinheiro para investir em marketing digital é a desculpa mais frequente para não utilizar esse conjunto de ferramentas que pode alavancar as vendas de qualquer negócio. E é preciso tomar cuidado para não ser mais um “arranjador de desculpas”.

Marketing Digital não requer muito investimento

O que a maior parte das pessoas não sabe é que o consumidor de todo e qualquer produto ou serviço está na internet. Invariavelmente a pessoa vai estar na internet. Seja nas redes sociais ou buscando no Google, o consumidor do seu negócio precisa te encontrar. E bem diferente do que se imagina isso pode ser bem barato, ou ao menos mais barato do que outros formatos de mídia.

Na verdade, o que importa não é nem o valor que vai ser investido, e sim quais as estratégias serão traçadas para que o retorno seja positivo.

Então, se você quer investir em marketing digital e tem pouca verba disponível veja essas 5 dicas para aproveitar cada centavo:

1 – Otimização do investimento

Se comparado aos demais métodos de marketing, o digital é o mais econômico. Ele permite testar vários meios, estratégias e mensagens, dessa forma é mais fácil avaliar os resultados para ver se o retorno está sendo satisfatório. Caso não esteja, você tem a possibilidade de fazer alterações até que chegue ao resultado esperado – ou até melhor.

E você pode fazer esses testes de desempenho investindo muito pouco. Muito pouco mesmo! E, só depois de testadas e validadas suas campanhas, você aumenta seu orçamento gradualmente, conforme for aumentando também seu faturamento.

2 – Conheça o seu público alvo

Com o marketing digital você consegue analisar o seu público alvo e preparar conteúdo diretamente para eles. Primeiramente é necessário descobrir qual o perfil dos seus clientes, idade, sexo, informações demográficas, base de comportamento e outros dados básicos para que dessa forma a estratégia seja melhor administrada. Em seguida, aprofunde os seus conhecimentos sobre o público alvo: procure saber sobre seus interesses, aspectos culturais e outras informações úteis para elaborar conteúdos relevantes.

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3 – Torne o seu cliente a propaganda da sua empresa

O relacionamento com o cliente ajuda na fidelização e também faz com que seus clientes sejam sua melhor propaganda.

Quando um cliente sente-se satisfeito com uma compra e com a empresa, ele acaba se transformando em um fã da sua marca. Isso abrirá as portas para ele falar bem de sua marca para outras pessoas. Você satisfaz o seu cliente se aproximando dele através de estratégias que envolvam as redes sociais, por exemplo, ou até mesmo adotando canais de comunicação online para otimizar o atendimento. Afinal, o bom atendimento é uma grande estratégia para fidelizar clientes e potencializar novos. Faça um bom trabalho e muitas pessoas virão até a sua empresa.

Além disso clientes satisfeitos comentarão sobre sua empresa nas redes sociais. Poderão, inclusive, avaliar positivamente sua empresa no Facebook, Google Meu Negócio ou em seu próprio site. Isso criará prova social para possíveis novos compradores.

4 – O tempo ao seu favor

É rápido lançar uma campanha e obter grandes resultados de imediato. Exemplo disso é no Google Ads (antigo Google Adwords), local onde você insere anúncios da sua empresa para que seja publicado nos resultados de pesquisa ou de display do Google. O valor do investimento é por clique e varia de acordo com a sua concorrência. Sendo assim, você pagará apenas pelos cliques que obtiver e se o trabalho for bem feito, terá cliques apenas de pessoas interessadas em seus produtos. Outra opção é o Facebook Ads. Lá você pode fazer anúncios diversos de forma segmentada de acordo com o perfil dos seus clientes e com valores baixíssimos.

5 – Foque também nos clientes que já possui

Tenha um bom relacionamento com os seus clientes. Por isso esteja sempre próximo, como por exemplo, mandando e-mail para os aniversariantes oferecendo descontos. Outra opção é trabalhar e-mail marketing ou redes sociais com dicas úteis.

Se o seu mercado é de vestuário dê dicas de look com as suas peças, se for de sapato de dica com combinações de acessórios, dessa forma irá criar uma amizade com eles, demonstrando confiança e fidelidade. Coloque os nomes pessoais no destinatário dos e-mails para mostrar o seu interesse e para que eles se sintam especiais de alguma forma.

Agora que você já sabe as diversas vantagens de investir em marketing digital mesmo com pouco dinheiro, já pode começar a traçar suas estratégias. Essa nova geração capta rapidamente anúncios online e isso vai desde as crianças até os adultos e por isso que o seu negócio deve ir além de uma loja física e ser visto também na internet para que atinja o maior número de pessoas possíveis. A internet é o meio mais barato de vender o seu produto e apresentar a sua empresa.

E se você quer realmente fazer o seu negócio crescer na internet, conte com profissionais que sabem o que fazem!

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Ananda Morales

Publicitária, redatora e sócia da Zênite Marcas.

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