Lançar um produto no mercado é um momento que exige atenção, cuidado e muito planejamento. Seja para um empreendedor que já está atuando no mercado ou alguém que quer começar a empreender, é necessário saber exatamente como lançar um produto no mercado para ter sucesso.

como lançar um produto no mercado e ter sucesso

A concorrência está cada vez mais apertada. Tem muita gente e muita empresa vendendo produtos iguais ou semelhantes ao seu. Para ter sucesso tem que se destacar. Isso significa criar um bom posicionamento e conhecer muito bem o público alvo. Para ficar mais claro, prossiga essa leitura e veja como traçar um planejamento perfeito!

Posicionamento de mercado

Chamamos de posicionamento, o lugar que você quer que o seu produto ou marca ocupe na mente e no coração dos seus clientes. O principal objetivo do posicionamento é que sua marca surja na mente das pessoas sempre que algo do ramo seja citado ou até mesmo seu logo seja visualizado.

Um bom posicionamento faz com que sua marca seja diferente do seu concorrente. Logo, ela acaba sendo a preferências dos seus clientes. É importante definir o posicionamento antes de lançar o seu produto, esse é o primeiro passo para o sucesso.

Para ficar mais claro, vamos exemplificar. Imagine que você vende bombons caseiros em sua cidade. E, em sua cidade, há outra doceira que também vende bombons caseiros. Por que as pessoas deveriam comprar o seu bombom e não o da sua concorrente? Há algumas possíveis respostas, como:

  • O seu bombom é mais barato.
  • O bombom da sua concorrente é feito com chocolate inferior ao seu.
  • Você faz seus bombons com amor e carinho.
  • O seu bombom é feito com o melhor chocolate.
  • Você entrega mais que um bombom, entrega um pedacinho de amor.

Analise cada um desses pontos. Há muito tempo o preço deixou de ser o principal fator na concorrência, principalmente com produtos caseiros como doces. Quando se compra um produto feito em casa, o público quer algo com gostinho de quero mais, gostinho de casa de avó. Quer algo feito com amor.

Portanto, um possível posicionamento é vender amor em forma de bombons.

Defina seu público-alvo

É claro que para saber se esse posicionamento é adequado é imprescindível saber quem irá comprar seus bombons. Pense em quem irá comprar seus produtos. Fuja de respostas generalistas como por exemplo “meu público são todas as pessoas da cidade”. É preciso saber um pouco mais para atingir exatamente quem irá comprar o seu produto.

como lançar um produto no mercado

Se você já é atuante no mercado já sabe quem compra sua marca. Logo, essa etapa fica mais fácil. Mas, se você irá lançar um produto no mercado pela primeira vez, terá um pouco mais de trabalho para definir o seu público alvo e até mesmo sua persona.

Primeiramente, saiba que público alvo é um grupo de pessoas com gostos e costumes semelhantes. Já a persona, é o “perfil” de um possível comprador. Para facilitar:

  • Público alvo: mulheres entre 20 e 50 anos que trabalham fora e moram na mesma cidade.
  • Persona: Maria, tem 25 anos e trabalha em um escritório de contabilidade na mesma cidade. Almoça todos os dias na rua e fica no escritório durante o dia. Tem o hábito de consumir um doce após o almoço ou meio da tarde.

Como definir o público alvo

Pensar em forma generalista é um erro, já que nenhuma pessoa tem o hábito exatamente como de outra. No entanto, é possível encontrar parâmetros de comportamento e criar um perfil de persona. Isso facilita na hora de criar um produto perfeito para o público perfeito. Procure conhecer seu público alvo nos pontos seguintes:

  • Perfil: gênero, estado civil, classe social e idade;
  • O que faz da vida: trabalha em escritório, em casa, em construção, estuda ou faz mais de uma dessas coisas;
  • Hábitos de consumo: se almoça em casa, na rua, leva marmita;
  • Estilo de vida: tem uma vida muito saudável, dá umas escapadinhas na dieta, não segue nenhuma dieta;
  • Hobby: o que faz aos fins de semana e períodos de descanso, usa redes sociais, vai ao cinema.

Isso faz com que você compreende quem é e onde estão seus potenciais clientes. Além de ajudar a lançar um produto perfeito para eles, te ajuda a vender. Afinal, se o seu produto é voltado para universitários, é em faculdades que você deverá voltar suas forças.

Veja como criar clientes apaixonados!

Escolha sua embalagem

Todos os empreendedores começam um negócio com uma ideia. Mas, depois de criar o seu posicionamento e conhecer o seu público, talvez essa ideia mude algumas de suas formas e vá se adaptando, criando o formato perfeito para ser lançado e ter sucesso.

como lançar um produto no mercado

A embalagem é um dos pontos considerados na hora de elaborar o planejamento dos seus produtos. Além do custo, também é necessário analisar a durabilidade, usabilidade e preço. E lembre-se: uma boa embalagem influência nas vendas. Pense com cautela, pesquisa e analise todos os detalhes. Isso minimiza os erros e aumenta as chances de sucesso. Para facilitar, pense nos seguintes pontos:

  • É para ser consumido em qualquer lugar ou em casa?
  • Porção individual, casal ou família?
  • Precisa de refrigeração?
  • Pode ficar na bolsa/mochila?

Por fim, com uma ideia de como deverá ser sua embalagem, procure um profissional da área de design para criar uma embalagem única e personalizada para seu produto.

Teste e observe

Para ter números concretos, após toda pesquisa, análises, definições e criações, está na hora de testar de verdade o seu novo produto. Faça uma remessa e venda. Veja a aceitação, converse com quem comprou. Pergunte o que achou. Isso ajuda a entender se está no caminho certo ou se ainda precisa de mais mudanças.

Procure manter esse cuidado de conversar com seus clientes sempre, mesmo após lançar o seu produto oficialmente. Isso ajuda a manter a marca na mente dos consumidores e permite moldá-la ao perfil do seu público alvo.

Feito o teste, voe alto! Use as redes sociais e mensageiros como o WhatsApp para divulgar seus produtos, isso ajuda a melhorar as vendas.

Dicas para lançar um produto no mercado

Existem outras dicas que podem auxiliar no lançamento do seu produto e assim aumentar as chances de sucesso:

  • Escolha um nome que seja de fácil memorização e que realmente represente o seu produto;
  • Crie um slogan que marque e fique na mente do seu consumidor;
  • O logo deve ser bem pensado, já que faz parte da sua identidade visual. Para isso contrate uma pessoa especializada no assunto;
  • Registre a sua marca e o seu produto no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Dessa maneira você está protegendo a sua marca, evitando que pessoas de má fé a utilizem sem autorização e assim acabe prejudicando o seu negócio. O registro é simples e pode ser realizado por qualquer pessoa, mas o indicado é que um profissional lhe ajude para que nada dê errado durante o processo.
  • Crie uma campanha de lançamento excelente. Você pode utilizar as mídias digitais, mídia impressa, rádio, tv e outras atrações de marketing. Esteja onde o seu público-alvo estiver para que a mensagem chegue corretamente a quem precisa ouvir ou ver.

Após todas essas dicas, chegou a hora de colocá-las em prática. Não tenha medo de lançar um produto, mas tenha cautela. Analise cada detalhe para que ele faça a diferença no mercado e seja um sucesso!

 

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