Cada vez mais pessoas estão realizando o sonho de ter o seu próprio negócio e investindo em algo no qual realmente acredita. E pode começar pequeno, em sua própria casa, por exemplo, mas sempre com a meta de evoluir de alguma forma e o principal: Se tornar conhecido. Para isso, é necessário criar uma identidade visual para chamar a atenção das pessoas e receber o retorno que tanto deseja, além de fixar a marca na mente das pessoas. A questão é: como lançar uma marca e ter sucesso no mercado?
Há algumas dicas que podem te ajudar. Veja a seguir.
1 — Definir o seu público-alvo
Saber em quem sua marca deve chegar é muito importante e faz toda a diferença em seu investimento. Pois quanto mais pessoas se desejam atingir, maior custo demandará e não terá uma garantia de que o investimento foi eficiente.
Por esse motivo, determine as características da parcela de mercado que deseja atingir. Indicando por utilidade do produto ou negócio, limite de idade, necessidade entre outros. Deste modo, o plano montado para sua marca alcançará resultados realmente positivos.
Na hora de definir o seu público-alvo pense nos seguintes pontos:
- Gênero;
- Estado civil;
- Idade;
- Cidade ou bairro onde mora;
- Com quem mora (com parceiro(a), filhos, pais);
- Estilo de vida (esportista, trabalhador, estudante ou uma combinação desses aspectos);
- Costumes (cultura, religião, outros);
- Hábitos de compra (se vai à loja ou compra online).
Isso lhe dará um perfil de persona, ou seja, uma definição exata do seu possível cliente. Com isso em mãos, você saberá como lançar uma marca no mercado e para quem. Poderá alinhar sua identidade visual e também o seu produto voltado para esse público específico. Aumentando consideravelmente suas chances de resultados positivos.
2 — Estabelecer o conceito da sua marca
Estabelecer um conceito vai muito além do que apenas criar um logo. É necessário considerar o perfil consumidor que você deseja alcançar. Sem essa identificação, o diálogo entre marca e consumidor não acontece. Quando você entende os desejos do seu público será possível aplicar ideias para fixar de maneira positiva a sua marca da mente deles.
Por exemplo, caso o seu produto seja um batom líquido com efeito matte e o cliente rapidamente lembrar da sua marca, você saberá que esta característica está entre os conceitos concedido à sua marca. Preocupe-se em fazer com seu produto cumpra com o conceito que sua marca possui. E não se esqueça de verificar se o nome que decidiu para a marca do seu produto não tenha sido registrado. Para verificar clique aqui.
3 — Ter contato com o público
Há diferentes formas as quais os consumidores entram em contato com as marcas e identificá-las pode lhe contar pontos a mais. Materiais de venda, embalagens, uniformes, sites, blogs, redes sociais, veículos de comunicação como rádio e outdoor entre outros. Saber qual desses meios é o mais acessado pelo seu público-alvo auxilia muito para a fixação de sua marca.
Para definir quais canais irá utilizar, volte na primeira dica: definir seu público-alvo. Analise onde o seu público se encontra. Sua persona usa redes sociais? Quais redes sociais? Quais meios de comunicação funcionam melhor para ela? Telefone? E-mail? WhatsApp?
4— Como lançar uma marca: Planeje a campanha de lançamento!
É necessário pensar no que será eficiente para que o resultado alcance diretamente o consumidor principal. Para isso, leia e releia quantas vezes for preciso as características que colheu do seu público e, se possível, entre em contato com profissionais da área de marketing para que possam te ajudar na criação das melhores estratégias.
Agora que você já sabe como lançar uma marca no mercado, deve garantir que seu público seja muito bem definido e que suas estratégias estejam alinhadas com ele. Isso auxiliará a conseguir uma repercussão positiva. O lançamento dela deve ser tratado como complemento para a fixação dessa nova marca no mercado. E lembre-se: além do lançamento precisará de estratégias para continuar aparecendo. Dessa forma dificilmente o público esquecerá da sua marca.