O podcast é um formato de conteúdo que ganhou o coração de muitos brasileiros. São áudios disponibilizados em plataformas de streamming ou, quem preferir, pode acompanhar a gravação em canais do YouTube. 

registro de marca para podcast

Esse formato tornou-se tão rentável que já faz parte de muitas estratégias de grandes marcas. Ou ainda, se tornou o próprio negócio de muitos empreendedores. E claro, se o podcast é um modelo de negócio rentável, é óbvio que sua marca ganha grande importância, não é mesmo?

Então vou direto ao ponto. Confira 3 bons motivos para fazer o registro da marca do seu podcast quanto antes.

O registro de marca torna seu podcast único

De acordo com a Lei nº 9.279, que regula o registro de marcas no Brasil, não é permitido que duas marcas idênticas ou semelhantes coexistam na mesma categoria. Essa é só uma forma bonita de dizer que: quem registra primeiro é o verdadeiro dono da marca. 

O intuito do registro de marca é garantir que o consumidor não leve um produto para casa enganado, pensando que fosse outro produto. Reflita um pouquinho: você já confundiu algum produto por as marcas serem parecidas?

No caso do podcast, isso é um pouco pior. Afinal, sua audiência poderá procurar pela sua marca no Google ou nas redes sociais e acabar ouvindo um podcast de uma cópia da sua marca. Ou seja, essa “cópia” estará roubando sua audiência! 

O registro de marca tornará a marca do seu podcast único, exclusivo. E, se alguém tentar criar algo parecido, poderá ter sérios problemas, já que o uso indevido de marca é crime. 

Aumente o valor da sua marca de podcast (e seus lucros também)

Aquilo que é único é raro, não é mesmo? Portanto, se a sua marca de podcast for registrada, ela será única. Consequentemente, aumentará o seu valor. 

O seu podcast será visto como algo original. O que surgiu depois serão apenas cópias baratas que você poderá enviar uma notificação para impedir que copiem sua marca. O público verá sua marca de podcast como única e logo, os patrocinadores também.

Grandes marcas optam por anunciar em podcasts de sucesso. Principalmente aqueles que estão em destaque no mercado. Com a marca registrada e o sucesso do seu programa, você conseguirá conquistar o coração de grandes patrocinadores. 

Agora isso pode parecer muito longe, principalmente se o seu podcast ainda está no início ou até mesmo é só uma ideia que ainda sairá do papel. Mas é preciso ter uma visão de negócio, principalmente se você deseja ter o sucesso profissional e financeiro. O registro de marca te abrirá a porta para ambos.

registrar marca de podcast

Proteja sua reputação contra cópias baratas

A internet é ótima para conquistar e atrair pessoas. Isso é muito bom para o sucesso de qualquer negócio, inclusive um podcast. Mas o contrário também é verdade! Com a internet, uma notícia ruim pode ser disseminada rapidamente. E isso pode acabar com a reputação da sua marca.

Imagine só, justo você que trabalha duro para construir uma marca forte e bem estabelecida no mercado. E aí uma “cópia barata” acaba se metendo em uma polêmica envolvendo a sua marca. Notícia ruim se espalha rápido, portanto sua audiência poderá se confundir e acreditar que você está envolvido nessa polêmica. Perderia a sua audiência e também a confiança de seus patrocinadores.

Neste caso, tudo o que você construiu vai por água abaixo. E você terá um pouco de culpa. Afinal se tivesse feito o registro da sua marca de podcast, poderia impedir que essa cópia barata usasse seu nome. E evitaria todo esse transtorno. 

Em resumo, aqui eu listei 3 bons motivos para fazer agora o registro de marca do seu podcast. Mas todos eles estão ligados a proteção do seu negócio. Garantindo que ninguém copie aquilo que você criou com tanta dedicação e trabalho. Dessa forma, podendo aproveitar todos os frutos que sua marca renderá para você.

Quer aproveitar a oportunidade? Clica aqui e faça uma consulta gratuita e converse com um consultor especialista em registro de marcas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here