Tenho certeza que você já ouviu ao menos um podcast. Seja de apenas uma pessoa falando sobre temas que você gosta ou alguma entrevista. Acontece que esse tipo de conteúdo está crescendo absurdamente rápido demais, se tornando um grande modelo de negócio.

podcast precisa de registro de marca

Mais de 28 milhões de pessoas afirmaram ouvir podcast em 2020 (Ibope). Imagina o quanto um anúncio em podcast pode fazer pelas grandes marcas. Agora, imagine você criando um podcast rentável, elaborando uma marca de sucesso e ganhando o mercado através de áudios. 

Podcast também é uma marca. Afinal, você precisa nomeá-lo, não é verdade? Sendo uma marca, significa que você também deve registrar a marca do seu podcast. Mas para que você realmente saiba a diferença que isso fará em seu negócio, continue com a leitura.

Você sabe o que é um podcast?

O podcast é um áudio digital que pode ser distribuído em plataformas de streaming, como Spotify ou disponibilizados para que o usuário faça o download e ouça quando e onde quiser. É uma evolução do rádio, onde é possível fazer entrevistas, criando um grande acervo sobre vários temas diferentes.

Atualmente existem vários podcasts de sucesso no mercado. São distribuídos em forma de apenas o áudio, mas também com a gravação completa no Youtube.

podcast precisa de registro de marca

A monetização de um podcast pode acontecer de diversas maneiras diferentes. Sendo a mais comum através da venda de anúncios publicitários. Ou seja, o seu podcast pode vender espaços para anunciantes. Outra possibilidade são os patrocinadores dos programas. 

Além disso, os criadores ainda podem vender outros produtos com a marca do seu podcast. Como criar uma linha de camisetas, acessórios para escritório, papelaria, canecas, enfim, uma infinidade de itens.

Essa é uma excelente forma de ganhar dinheiro com a sua marca de podcast por vários motivos. Os episódios ficam disponíveis na internet por um longo período. Além disso, quanto mais ouvintes você conquistar, mais conhecida será sua marca. Tudo isso influencia para que novos anunciantes surjam e aumentem o seu valor.

O valor da marca de um podcast

Mesmo que o seu podcast tenha começado como um hobby, ele pode se tornar algo de alto valor. Muitos começaram com poucos ouvintes e hoje possuem milhões de acessos. Isso é incrível, não é mesmo?

Assim como qualquer outro negócio, quando bem estruturado, a marca do seu podcast pode se tornar valiosa. Quanto mais pessoas alcançar, maior serão seus resultados. Será mais conhecida e consequentemente, aumentará o valor da sua marca.

Atualmente, marcas responsáveis por distribuir bons conteúdos estão tornando-se valiosíssimas. Desde a qualidade do conteúdo em si como também o alcance que possui para fins publicitários.

Os criadores de materiais desse tipo, como o podcast, conseguem faturar bons números. Mas, infelizmente, muitos desses criadores cometem um erro clássico: não cuidam bem da sua marca.

Registro de marca para podcast

O podcast é negócio rentável, que oferece um serviço e possui uma marca, certo? Portanto é necessário registrar a marca do seu podcast para garantir que todos os frutos que venham dele, sejam do seus criadores.

podcast precisa de registro de marca

“Ah, mas se der errado é só trocar a marca, não é?”

É. Mas vamos aos fatos:

Imagine que o Podcast XYZ tenha milhares de ouvintes fiéis. Você possui tanto os áudios em plataformas de streaming como o Spotify como também as gravações dos programas no Youtube. Isso sem contar os milhares de seguidores nas redes sociais.

Se outra pessoa registra a sua marca de XYZ para podcast, você entregará tudo isso que citei para ele. E terá que começar de novo. Isso acontece porque a marca não será sua, será de outra pessoa. Basicamente, você irá trabalhar duro para conquistar essa audiência e entregar de bandeja para outra pessoa. Simplesmente porque não registrou a marca quando deveria. 

Isso sem contar no prejuízo financeiro, que envolve o pagamento de indenização por uso indevido de marca.

O registro da marca de podcast é bem simples e é feito no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Você mesmo pode fazer, inclusive ensinamos o passo a passo aqui. Mas, também pode contratar uma assessoria que faz e acompanha todo o processo, deixando tempo para você se dedicar ao que realmente importa: os conteúdos do seu podcast.

Agora me diz, vai continuar atraindo seguidores para o seu próprio podcast, ou vai continuar juntando seguidores para entregá-los à outra pessoa no futuro?

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