Planejamento de conteúdo: Por que isso vai ajudar sua marca?

O conteúdo é uma forma maravilhosa de encantar clientes em potencial e fidelizar os consumidores. Aprenda como usá-lo para sua marca.

Tentar vender o tempo todo parece óbvio, mas é algo que pode acabar com o seu negócio. Afinal, as pessoas não estão procurando produtos o tempo todo. Mas, elas procuram entretenimento e diversão. Comece por você. Quais perfis você mais acompanha em suas redes sociais?

planejamento de conteúdo e a importância para a marca

Pessoas seguem pessoas. E elas não estão interessadas o tempo todo em saber promoções. Marcas que só focam em vendas tornam-se chatas. Sabe aquela pessoa que não tem assunto para conversar e só fala sobre uma única coisa? Pois é, sem conteúdo sua marca será igual.

Isso faz com que o planejamento de conteúdo torne-se uma pecinha fundamental no sucesso do seu negócio. Oferecendo mais do que apenas o seu produto ou serviço, você consegue ganhar o coração das pessoas. Se nós falássemos apenas sobre registro de marca, é bem provável que você não estaria aqui no nosso blog lendo esse texto.

O que conteúdo?

Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? 

É uma estratégia utilizada para ganhar a confiança dos seus clientes em potencial. Ao invés de vender o seu produto, você produz materiais que entretém e chamam a atenção das pessoas. Esses conteúdos possuem relação com o que você vende, mas também leva em consideração o tipo de conteúdo que sua persona busca. 

Ficou confuso? Eu te explico.

planejamento de conteúdo para sua marca

Aqui na Zênite nós auxiliamos empreendedores a registrarem suas marcas no INPI. Por isso falamos bastante sobre registro de marca por aqui. Mas, também falamos sobre outros assuntos relacionados a vendas, marketing e afins. Você sabe o motivo disso?

Quem procura por registro de marca são empreendedores ou empresários. Logo, são pessoas que possuem um negócio. Isso significa que são pessoas que vão se interessar por conteúdos relacionados aos negócios. Como nosso intuito é sempre ajudar nossos clientes, oferecemos conteúdos que podem ajudá-los em seus negócios.

Ficou mais claro agora?

Fazendo isso, é possível interagir mais com os clientes em potencial através de um assunto que ambos acham interessante. Quanto mais esse cliente se aprofunda em seus conteúdos, mais confiança ele terá em você. 

Para conseguir colocar tudo isso em prática, é necessário criar um planejamento de conteúdo. Isso ajudará a decidir o que é interessante publicar ou não. Além de auxiliar na sua programação, mantendo seus perfis atualizados.

Como montar um planejamento de conteúdo

O primeiro passo é decidir o que postar. Essa talvez seja a tarefa mais difícil, mas com essa definição você consegue se programar melhor e produzir seus conteúdos.

planejamento de conteúdo para sua marca

Você deve conhecer o seu público. Portanto, você sabe quais são os assuntos de interesse dessas pessoas. Por exemplo, se você tem uma loja de artigos infantis ou fabrica um produto para bebês, logo você trabalha com mães e pais. Neste caso, o assunto mais usual em suas redes sociais pode ser voltado para maternidade.

Podendo ser introdução alimentar, desenvolvimento do bebê, lista de enxoval, dúvidas frequentes das mamães etc.

Sua tarefa é bem simples. Responda essas perguntas e você terá um norte:

  • O que você vende?
  • Quem compra de você?
  • Quais assuntos essas pessoas mais gostam?
  • Como é possível relacionar o gosto das pessoas com o que você vende?

Faça uma lista dos temas possíveis de acordo com as respostas que você deu acima. A partir disso, você começará a montar uma linha editorial.

Linha editorial

É uma linha de conteúdos que você irá trabalhar em suas redes sociais com um único objetivo: criar uma conexão com seu público e fazer com que eles se apaixonem cada vez mais pela sua marca. 

Há várias possibilidades para se trabalhar. E você deverá dividir os conteúdos em prioridades. O seu produto ou temas diretamente relacionados ao seu produto devem estar em primeira posição. Seguido por mais 2 ou 3 temas que possuem relação com o que você vende.

Vamos para um exemplo prático?

planejamento de conteúdo para sua marca

Imagine só uma loja de roupas. Você pode encher as redes sociais de fotos das suas peças, ou pode nutrir seu público com conteúdos interessantes.

Pode ensinar sobre a composição de looks: uma peça e várias combinações. Ou como usar saias com tênis. Ou ensinar como um mesmo look pode ser diferente usando diversos acessórios. Isso irá demonstrar o quanto suas peças são versáteis e que podem se tornar uma peça curinga em qualquer guarda-roupa.

Monte um cronograma

Agora que você sabe quais conteúdos postar, precisa de um cronograma para saber quando irá postá-los.

Defina os temas de acordo com os dias da semana. Isso ajudará a manter uma frequência e equilibrar os temas de seus conteúdos. É importante considerar os diferentes tipos de conteúdos para cada rede social. 

planejamento de conteúdo para sua marca

O Instagram, por exemplo, tem postagens para o feed, story e reels. Cada um em um formato diferente. Você pode adaptar seus conteúdos para cada situação. Lembre-se de que cada formato tem uma utilidade e por isso seus conteúdos devem considerar suas particularidades.

Programe-se

De nada adianta deixar tudo lindo no papel, se você não produz o material. Uma boa alternativa é definir os temas e os conteúdos que serão publicados com antecedência. Em seguida, faça todos os conteúdos da semana em um único dia, deixando-os prontinhos para serem publicados no dia programado.

Essa antecipação garante que suas redes sociais não fiquem paradas, sem conteúdo. Afinal, é importante que você as movimente para que seus seguidores (clientes em potencial) possam te acompanhar.

Basicamente, o conteúdo irá fazer com que sua marca seja algo mais na vida delas. Você passará a oferecer muito mais para as pessoas, o que aumentará sua credibilidade e confiança. Não faça apenas vendas, crie conexões.

Ananda Morales

Ananda Morales

Publicitária, redatora e sócia da Zênite Marcas.

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Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

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