O que é SEO? Veja porque você deve começar fazer em seu site agora

Você ainda não sabe o que é SEO? Essa técnica é a mais eficiente para ranquear o seu site nos buscadores como o Google. Vem conhecer mais sobre ela!

Certamente ao navegar por sites de marketing, páginas e perfis do Facebook ou até mesmo em grupos de compartilhamento de experiências você já se deparou com o termo SEO e algumas frases falando da importância dele. Mas você sabe o que é SEO? Você sabe a importância que tem em seu site?

o que é SEO

Muitas vezes esse termo tão comum no mundo online não vem acompanhado da sua devida explicação e importância. Muito menos da forma como deve ser utilizado. E é por isso que a Zênite vai esclarecer TUDO pra você.

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou em português apenas “Otimização para Motores de Pesquisa”.

É uma técnica utilizada para melhor ranquear um site nas pesquisas orgânicas. Aquelas efetuadas em sites de busca como o Google, Bing e Yahoo.

Esses sites possuem motores, também chamados de robôs que fazem uma varredura de tudo na WEB quando efetuamos uma determinada pesquisa. Essa “varredura” obedece alguns critérios estabelecidos no algoritmo do robô. É óbvio que os robôs dos buscadores não têm condições de ler e avaliar um site, então ele pega algumas métricas para efetuar a leitura. Como a quantidade de vezes que uma palavra foi usada, se tem imagem, o tipo de imagem etc.

Essa é a forma que o Google utiliza para classificar se um site é bom ou ruim. Além disso, é claro que ele faz outras análises, e todas elas devem trabalhar em conjunto.

Utilizando as técnicas de SEO adequadamente é perfeitamente possível que seu site apareça na primeira página do Google, quem sabe até nas primeiras posições. Isso de fato não é nada fácil, mas é possível.

Agora que você sabe o que é SEO, entenda mais sobre como colocá-lo em prática!

É preciso gerar conteúdo?

A resposta para essa pergunta é: Sim, é preciso!

o que é seo

Isso porque, como dissemos, o Google faz várias análises do site. É importante que o robô note que seu site é constantemente atualizado e com informações de valor, ou seja, não podem ser artigos de 30 ou 50 palavras. Recomenda-se que cada artigo tenha no mínimo 500 palavras.

É importante também que o artigo gere conteúdo para o leitor, pois isso fará com que ele permaneça mais tempo em seu site. Para o Google quanto mais tempo um usuário passa no site maior é a qualidade do conteúdo dele, e isso ajuda a classificação.

Imagens influenciam o SEO?

É importante que seu site tenha imagens, claro. Mas não basta qualquer imagem, ela deve se agradável ao usuário e não atrapalhar a leitura. Além do mais, ela não pode ser muito pesada (possuir muitos KB ou até MB). Imagens pesadas atrasam o carregamento do site, e existem estatísticas que comprovam que quanto mais tempo demora em carregar uma página, maior a chance de o usuário sair. Como já vimos, é importante não deixar o usuário sair!

Outro ponto importante é em relação as tags das imagens, pois devem ser adequadas à palavra chave que se pretende ranquear com SEO. Além disso, o nome da imagem também deve conter a palavra chave. Evite usar imagens com nomes “asçfin324ons.jpg”. Priorize dar nome a elas, como por exemplo, “ranquearcomSEO.jpg”. Isso pode te auxiliar na hora de busca no Google. Abuse também das TAGs ALT, utilizando o nome da sua palavra-chave pretendida.

E os Backlinks?

Backlink é o fator decisivo e mais importante para o bom ranqueamento do seu site. Mas tome muito cuidado, backlinks devem ser de qualidade. Da mesma forma que eles podem melhorar o ranqueamento do seu site, se utilizar muitos backlinks classificados como Spam pode prejudicá-lo. Por isso evite comprar backlinks e faça um trabalho de link build. Algumas empresas oferecem isso por um valor bastante acessível.

Mas, de forma resumida, backlinks são links externos que apontam para seu site. São como uma recomendação, e é exatamente assim que o Google entende.

Quando você vai comprar algo em uma loja física ou visitar um museu você não procura recomendações? Quanto mais recomendações mais vontade você tem de ir, não é mesmo? Com um site é assim também. E quanto mais confiança esse link passar, mais o Google vai querer indicar seu site, por isso é importante que o backlink tenha autoridade e seja do seu nicho.

Afinal, um site que vende produtos veganos indicando um açougue não vai passar muita credibilidade, não é mesmo? Ai a importância de fazer um bom trabalho e produzir conteúdos memoráveis. Chegará uma hora que outros sites vão realmente te indicar pela qualidade do conteúdo que você produz.

Resumo sobre o que é SEO

o que e SEO

Para finalizar, vou resumir em um checklist o que você precisa para ranquear bem seu site no Google:

  • Ter um conteúdo de qualidade;
  • Um site responsivo;
  • Fazer um bom trabalho de SEO;
  • Ter boas imagens e também otimizadas;
  • Ter bons backlinks;
  • Ter continuidade em seu conteúdo.

E ai, já sabe o que é SEO? Que tal começar a deixar seu site mais atraente para o Google?

Ananda Morales

Ananda Morales

Publicitária, redatora e sócia da Zênite Marcas.

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