Nos últimos meses o número de pessoas trabalhando em home office aumentou consideravelmente. Mas, nem todos conseguiram os melhores resultados. Há muitas vantagens e benefícios em ter uma equipe trabalhando em casa. É também bastante confortável para o colaborador. Contudo, nem todos tem facilidade em atuar dessa forma.

como aumentar a produtividade em home office

Uma das maiores queixas sobre o trabalho em casa é a queda da produtividade. Afinal, sempre tem uma preguiça a mais em levantar da cama ou esticar o cochilo após o almoço. O home office veio para facilitar, mas é necessário aprender a trabalhar em casa para conseguir resultados.

Então, sente-se confortavelmente, feche todas as próximas abas e se concentre nos próximos parágrafos. Vou te contar como tornar o seu home office mais produtivo.

Analise o cenário: veja sua nova realidade

Quando falamos em home office a primeira coisa que vem em mente é um cantinho da sua casa super descolado com uma parede bem legal para fotos, selfies ou reuniões online. Mas, a realidade é totalmente diferente.

Nem todos possuem um quarto sobrando para transformar em um escritório. E muito menos espaço para isso. E, esse é um dos maiores erros de quem começa trabalhar nessa modalidade. É claro que ter um lugar reservado para o trabalho faz diferença, mas há outros fatores que também são relevantes. 

Muita gente está dividindo o home office com os filhos, animais de estimação e outras pessoas que moram na mesma casa. É completamente compreensível que tudo isso são fatores externos que podem influenciar na produtividade. Afinal, é difícil entreter as crianças em silêncio ou fazer os cachorros pararem de latir.

Entender e aceitar a sua nova realidade é muito importante nessa fase de adaptação. Afinal, as chances de você se irritar com os sons externos é gigantesca e, você sabia que o estresse é um dos grandes ladrões de produtividade?

Portanto, não adianta se descabelar por aquilo que não podemos mudar. O ideal, nesse momento, é trabalhar com o que você tem agora.

Crie uma rotina e regras

A rotina de trabalho é fundamental mesmo em casa. Muita gente está aproveitando esse tempinho a mais para dormir por mais algumas horas. Por outro lado, há pessoas que continuam acordando no mesmo horário ou mais cedo para aproveitar as primeiras horas da manhã produzindo.

Para muitos, principalmente para quem tem crianças em casa ou com mais de 3 moradores na mesma residência, acordar mais cedo é vantajoso demais. Dessa forma é possível aproveitar o silêncio da casa para trabalhar focado. 

Portanto, se você não está encontrado possibilidades, acorde mais cedo e aproveite essas horas.

Se tem mais pessoas morando na mesma casa que você, procure criar regras em relação aos horários de trabalho. Se tem filhos, criem escalas de trabalho ou de prioridade. Essa conversa irá contribuir na organização do seu dia profissional. Quando você estiver trabalhando, o outro não irá incomodar e vice e versa.

Uma das grandes vantagens do home office é a flexibilidade de horário. Se a sua função permitir, você pode trabalhar a noite ou em horários alternativos, de acordo com sua real necessidade.

Tenha um espaço para trabalhar

No Pinterest e no Instagram há muitas possibilidades de espaços para home office incríveis. Mas, na realidade a única coisa que você precisa é um cantinho calmo e longe de distrações. Pode ser, por exemplo, uma mesinha no seu próprio quarto ou até mesmo na mesa da cozinha ou na sala de estar.

Trabalhar em home office pode ser bem produtivo.

O importante é que o seu espaço de trabalho seja considerado sagrado por você e seus familiares. Ou seja, enquanto estiver nele você deverá focar suas energias no trabalho. E, as demais pessoas devem respeitar esse seu espaço sem interferências.

Não vou negar que ter um espaço exclusivo para isso ajuda, mas na falta de um quartinho extra, improvise em qualquer local. Para começar um home office você só precisa das suas ferramentas de trabalho e um lugar confortável.

Elimine todas as distrações

Para muitos, essa é a real dificuldade. Existem distrações em todos os cantos, desde a música que o vizinho está ouvindo, o choro de uma criança ou a louça que está na pia. Assim como em um escritório convencional, no home office é fundamental manter o foco. 

Lembra da importância em ter uma rotina? Ela ajudará exatamente nisso: o horário de trabalho é apenas para trabalho. Depois você se preocupa com o restante das atividades e tarefas domésticas que precisam ser feitas.

Mas, ainda há outros focos de distração que precisam ser eliminados. Como o celular, WhatsApp e Netflix. A concentração deve ser total naquilo que está fazendo naquele momento. Portanto, nada de dar aquela conferida nas redes sociais ou deixar a TV ligado em uma série qualquer ou ainda nas notícias.

Retire do ambiente tudo aquilo que rouba o seu foco. 

Outra reclamação bastante comum é sobre o barulho das demais pessoas dentro da casa. Uma solução é trabalhar utilizando fones de ouvido. Mas, tenha muito cuidado com o tipo de playlist que irá ouvir. Evite suas músicas preferidas pois a chance de se distraírem é gigantesca. As melhores são as instrumentais, pois serve como um som ambiente e ajuda a abafar os barulhos externos.

Crie uma lista de tarefas que precisam ser feitas

Ter uma lista facilitará na hora de começar, principalmente para quem não tem habilidades nessa modalidade. Separe as tarefas que precisam ser feitas diariamente e esforce para cumpri-las. Uma maneira de garantir que fará tudo, é parar de trabalhar apenas quando concluir todas as tarefas. Mas, essa estratégia é um pouco drástica demais, já que pode exigir longas horas de trabalho.

Essa lista nunca deve ser feita no início do dia. O melhor horário para fazê-la é no final do dia anterior. Por exemplo, no domingo a noite você faz a lista das atividades que deverá fazer na segunda. E assim por diante.

crie listas para aumentar a produtividade

O ideal é fazer uma lista de tarefas compatível com o tempo que você tem disponível. E, em hipótese alguma, se distrair enquanto está trabalhando. Uma coisa que funciona para muita gente é se premir ao finalizar cada tarefa, como por exemplo assistir um vídeo no YouTube. Mas, não recomendo essa estratégia para quem se distrai fácil demais.

Outro ponto importante é nunca parar uma tarefa para começar outra. Só pare quando finalmente acabar por completo. Caso você se lembre de algo que precisa fazer, anote em um papel ao lado ou em um bloco de notas no computador. Mas nunca pare o que está fazendo para fazer algo que você se lembrou. Isso só irá prolongar ainda mais a lista de atividades incompletas.

Agora me conta você! Essas dicas lhe deram alguma luz para aumentar sua produtividade em home office?

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