O incrível mundo da fantasia não é exclusividade apenas dos pequenos, afinal, príncipes e princesas, bruxas e monstros e tantos outros personagens encantados fizeram parte da infância de todo adulto.
A história da Disney é encantadora, e como toda grande marca, possui suas marcas, seus altos e baixos e características que podem ser grandes referências para quem está buscando seu lugar no mercado.
Vamos conhecer agora um pouco mais sobre a Disney, sua história, quem foi o fundador da marca e como ela se posiciona hoje, depois de tantos anos e com grande visibilidade no mundo todo.
Como ela foi criada
Walter Elias Disney (ou Walt Disney, como ficou conhecido) foi um animador, cineasta, produtor cinematográfico, roteirista, dublador e empresário norte-americano que revolucionou os anos de 1920 em diante.
A princípio, a empresa era chamada de Disney Brothers Cartoon Studio, pois Walt Disney começou a trabalhar com seu irmão Roy, em Hollywood, produziu dois filmes que se tornaram conhecidos na época.
Mas, a empresa começou a enfrentar problemas com os direitos de distribuição que quase acabou com os sonhos dos irmãos, mas logo essa realidade mudou com a criação de um personagem bem conhecidos de todos nós até hoje.
A criação de Mickey Mouse
A trajetória de Walt Disney não foi fácil, vários personagens foram criados e tentaram ser vendidos a para Universal Films, por meio da distribuidora Winkler, como o coelho Oswald. A equipe de Disney, porém, recebeu uma boa proposta e o deixou para trabalhar na Winkler, trazendo um sentimento de traição e rejeição.
Em 1928 nascia um personagem, Mortimer Mouse, um ratinho gentil, educado e honesto que representava tudo de oposto que Walt Disney já havia passado até ali. Depois de se sentir traído, rejeitado, humilhado e por ter seu sonho adiado por grandes produtores da época, surge um personagem que traria a luz do fim do túnel.
Aos poucos os traços do personagem foram construídos e um novo nome, mais animado e mais feliz: nascia Mickey Mouse. Assim, depois de criar um curta intitulado Crazy Plane, o mundo conheceu o ratinho mais famoso do universo das artes.
Sucesso de Walt Disney
Meses depois, Mickey Mouse se tornou um dos personagens mais amados entre crianças e adultos e fez do seu criador a primeira celebridade mundial das animações da história.
É inegável que sua trajetória foi difícil, mas o que não podemos esquecer é que em meio a tantas decepções e tantas portas fechadas ele jamais desistiu. Walt Disney teve inúmeras razões para abandonar seu sonho, mas o que o impulsionava era maior que as duas dificuldades.
Walt Disney é, hoje, o maior indicado ao Oscar, levando 22 das 59 indicações ao prêmio. Mas, para chegar a essa marca histórica muita coisa aconteceu e muitos obstáculos foram ultrapassados.
Walt Disney e a Disneylandia
Para Walt Disney, sonhos eram apenas objetivos a serem alcançados, e com essa máxima, o fundador da marca talvez não poderia imaginar a grandiosidade que seus sonhos alcançariam.
Tudo começou com o sonho de um jovem artista e, hoje, talvez seja a marca mais desejada do mundo todo. A ideia de um parque de diversões veio quando Walt Disney não aguentava ver tanta sujeira e bagunça nos parques que visitava na época.
Já com o sucesso de suas animações, mais um passo importante foi dado quando o criador da marca fez um acordo com a emissora de TV ABC; ele pegou um empréstimo de 5 milhões de dólares para criar seu próprio parque de diversões e, em troca, apresentaria um programa exclusivo para a emissora com seus personagens e transmissão de seus desenhos.
Acho que não é preciso dizer que essa parceria deu muito certo para todos!
Hoje, os parques da Disney em Orlando contam com 6 opções: Parque Magic Kingdom, Parque Epcot, Parque Animal Kingdom, Parque Hollywood Studio, Parque Aquático Blizzard Beach e Parque Aquático TyphoonLagoon.
Além dos famosos parques de Orlando, nos Estados Unidos, a Disney conta ainda com parques na Califórnia (Estados Unidos), Tokyo Disney Resort (Japão), Hong Kong Disneyland (China), Shanghai Disney Resort (China) e Disneyland Paris (França).
Talvez, Walt Disney não teve a dimensão de quão longe chegou e de como sua marca está presente na vida e nos corações de todo o mundo. A maior mensagem que a história da marca Disney pode nos trazer é que é preciso acreditar nos nossos sonhos e jamais desistir em meio às dificuldades.
E aí? Qual sonho você ainda não tirou do papel?!