O certificado digital funciona como uma carteira de identificação virtual. Com ele, é possível assinar documentos com a mesma autenticidade e validade jurídica. Inclusive, com essa assinatura digital você não precisa mais ir até o cartório para autenticar assinaturas. Isso é uma grande economia de tempo e dinheiro, não é mesmo?

certificado digital botucatu

Basicamente, o certificado digital é como a Zênite: te livra da burocratização e evita que você gaste dinheiro extra com isso. Nas próximas linhas, vou te explicar melhor o que é esse certificado, para que serve e como ter o seu.

O que é o certificado digital

Em poucas palavras, é uma assinatura virtual sua ou da sua empresa. Com ela, você pode assinar documentos virtualmente e acessar os sistemas eletrônicos de órgãos públicos, como a Receita Federal e o INSS.

A assinatura digital possui a mesma validade que uma assinatura convencional com firma reconhecida. 

Com isso você economiza o seu tempo de ir ao cartório para reconhecer uma assinatura. Além de economizar o dinheiro que gastaria com esse reconhecimento. 

Por ser digital, você pode utilizá-lo em qualquer lugar e situação. Dispensando o uso de papéis.

certificado digital

Em algumas profissões o certificado digital é um ótimo instrumento para facilitar o dia a dia. Há profissões, como advogado ou contador, em que o certificado é até obrigatório! Os profissionais da saúde, por exemplo, podem utilizar para comprovar sua identidade e assinar os prontuários eletrônicos pelo e-Saúde. Os advogados usam o para assinar petições e procurações.

O certificado digital é seguro e praticamente inviolável. Ele utiliza um par de chaves criptográficas que nunca se repetem. Sendo uma privada e outra pública.

A chave privada é responsável por criptografar os dados da pessoa ou empresa. Assim, é possível assinar os documentos ou acessar sistemas. Essa chave somente é reconhecida por quem está autorizada a utilizar o certificado digital que a gerou.

Já a chave pública, é usada para atestar a identidade da pessoa. Com ela, acontece o reconhecimento do certificado. Ela só serve para decodificar o que a chave privada criou.

Motivos para ter o seu certificado digital agora mesmo

O maior motivo para ter um certificado digital é simplificar a sua rotina de trabalho. Com ela, você pode assinar documentos com a mesma autenticidade que uma assinatura reconhecida em cartório. 

Há também a questão econômica. Já que você não precisará ficar imprimindo documentos e contratos para assinar. Você pode fazer isso virtualmente usando seu certificado.

Sem dizer que não vai precisar ir até o cartório, pegar trânsito e fila para reconhecer uma assinatura. Além do tempo, também vai evitar o custo do reconhecimento de firma.

Tipos de certificado digital

Os tipos de certificados digitais existentes são:

  • Tipo S
  • Tipo A

O tipo S é feito para garantir o sigilo de informações. Com esse certificado, as informações só são acessadas por quem for autorizado.

O tipo A é usado para identificar o assinante. Ele também comprova que o documento não foi adulterado e autentifica a operação. Usado para fins empresariais, profissionais e pessoais. Como por exemplo:

  • e-CPF;
  • e-CNPJ;
  • NF-e;
  • e-Contador;
  • e-Jurídico;
  • e-Saúde.

O tipo A é o mais usado e possui dois tipos:

Certificado Digital A1

Quando é emitido, o certificado digital A1 é instalado e armazenado direto no computador. Se for preciso, pode ser instalado em mais de um PC. É possível fazer o seu backup, dessa forma você não perde o certificado se o computador for formatado.

Não precisa de dispositivos externos ou instalação de leitoras de cartão, então é mais ágil para usar. É bastante seguro e muito prático para ser usado. Ótimo para quem usa sempre o mesmo computador, sem dividi-lo com outras pessoas.

A validade do certificado A1 é de um ano, sendo necessário renová-lo depois desse período.

Certificado Digital A3

É armazenado em um token (semelhante a um pendrive) ou em um smartcard (cartão inteligente). Pode ser usado em qualquer lugar e em qualquer computador, podendo ser transportado para outros lugares.

No caso do smartcard, é preciso ter um leitor específico. 

Esse tipo é intransferível e inviolável. Tem um nível de segurança alto, pois não pode ser copiado para outros lugares.

Tem validade de um, dois ou três anos. Precisando ser renovado posteriormente.

certificado digital botucatu

Como fazer o certificado digital

O certificado digital em Botucatu pode ser feito aqui no escritório da Zênite Marcas. Temos uma equipe pronta para atender, criando o seu certificado e te mostrando como utilizar. Basta agendar um horário e vir tomar um café com a gente.

O procedimento é bem simples. Basta trazer os documentos pessoais e da empresa. O atendimento não dura mais que alguns minutos. Afinal, a ideia é simplificar, não é mesmo?

Como funciona a renovação do certificado

Se você já tem o certificado digital, a renovação é bem simples e, inclusive, pode ser feita pela internet. Porém, há algumas ressalvas para renovações online.

Os certificados do tipo A3 (que possuem o cartão ou token) devem estar dentro da validade para ser renovado pela internet. 

Já os certificados do tipo A1, a renovação pode ser feita por videoconferência. Para tirar suas dúvidas sobre o certificado digital, você pode entrar em contato com a nossa equipe através do email [email protected] com o assunto “Certificado Digital” ou ligar no 0800 192 0192.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here