Você já ouviu falar na marca Hungry Jack’s? Aqui no Brasil essa é uma marca bastante conhecida e adorada! Mas, ela tem outro nome. É o famoso Burger King (ou BK para os íntimos).

Acontece que na Austrália o restaurante foi inaugurado com o nome Hungry Jack’s. Você já deve imaginar o motivo, não é mesmo? Se você pensou em “problemas com a marca”, acertou! 

Burger King na Austrália é Hungry Jack's

Burger King na Austrália é Hungry Jack’s

Em 1971, Jack Cowin (que é canadense) adquiriu uma franquia da hamburgueria americana Burger King. Porém, ele se mudou para a Austrália e gostaria de levar a marca para lá. Foi nesse momento que ele descobriu que a marca Burger King havia sido registrada por outra pessoa na Austrália. Ou seja, não poderia ser utilizada lá.

Para resolver o problema, Cowin recebeu uma lista do BK americano com as possibilidades de nome que poderia usar. E o escolhido foi aquele que remetia ao seu nome: Hungry Jack’s. 

No início dos anos 1990, o registro da marca Burger King expirou. Foi nessa época que a marca tentou abrir algumas lojas com o nome original. Porém, essa tentativa foi por água abaixo. A mudança de nome de um negócio é algo extremamente delicado. Por esse motivo, o BK abriu novas unidades ao invés de alterar o nome das já existentes, em uma tentativa de verificar a aceitação do público.

Mas acontece que já existiam mais de 80 unidades com o nome Hungry Jack’s. Afinal, a marca já tinha 20 anos na Austrália e acabou conquistando o público. O nome original acabou não pegando e até hoje, na Austrália, o Burger King ficou conhecido como Hungry Jack’s.

Lição de moral da marca BK

Para entender por completo, preciso te contar alguns fatores. O Burger King começou sua história em 1953 em uma cidade chamada Jacksonville na Flórida. Seus fundadores se inspiraram no sucesso do McDonald’s na Califórnia.

burger king na austrália é hungry jack's

A ideia deu certo e a marca começou a se espalhar pelo país. E em alguns anos, o BK também iniciou os planos de expansão pelo mundo. Porém, o Burger King não tinha planos de expansão para a Austrália, portanto não se preocupou em registrar a marca nesse país. 

Para o BK, a solução foi manter todo o processo, mas mudando a marca para Hungry Jack’s. Para a franquia, isso deu certo. Mas a tentativa de colocar a marca Burger King no país falhou, fazendo com que a empresa abandonasse essa ideia.

Essa é a história do Burger King na Austrália. Mas há outras marcas que passaram por situações semelhantes. Você conhece alguma? Vou te contar sobre algumas que conheço.

Marcas com nomes diferentes em outros países

Você conhece a Sure? Essa é uma marca muito conhecida aqui no Brasil, mas com o nome de Rexona. A versão “Sure” é usada na Grã-Betanha. Mas essa não é a única versão dessa marca.

Nos Estados Unidos, a Rexona e conhecida como Deree. No Japão é Rexena e na África do Sul Shield.

Você comeria um Dove? Não estou falando no sabonete, mas sim no chocolate Dove! Isso mesmo, em vários países esse é um chocolate fino bastante comum. A marca de chocolate Dove é original de Chicago, nos Estados Unidos. Mas, na Grã-Bretanha, no Egito e na Índia o mesmo chocolate é vendido com o nome de Galaxy. No Brasil, essa marca não existe, mas você pode encontrá-lo em lojas de produtos importados. 

Conhece alguma outra marca com nome diferente em outro país? Me conta aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here