Abrir um negócio é sempre um grande desafio para qualquer empreendedor, afinal, são inúmeras questões que precisam ser analisadas e muito bem planejadas antes de abrir as portas.

Mas, esse desafio de saber o que fazer e como fazer não é somente para novos negócios, mas também para empresas que já estão no mercado e querem entender melhor o seu negócio em todos os aspectos.

o que é análise de swot

Para isso, vou te explicar sobre a Análise SWOT. Uma ferramenta poderosa e capaz de ajudar a entender o seu negócio nos pontos positivos e negativos. Quer conhecer mais sobre ela e aprender a aplicar no seu projeto? Vem comigo!

O que é SWOT

SWOT significa Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o seu negócio) e Threats (ameaças para o seu negócio).  Ou, em português, a FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças).

Para entendermos melhor o que cada uma dessas letras representa na prática, é necessário compreender que as 4 fases estão divididas em 2 situações: aspectos internos e aspectos externos.

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Nos aspectos internos temos a força e a fraqueza; já no aspecto externo temos a oportunidade e a ameaça. Na prática, isso significa que podemos listar em cada um desses itens situações que competem ou não a nós.

Força ou Strengths

A força da sua empresa é aquilo que a torna forte. São os seus pontos positivos. Pode ser, por exemplo, seus produtos ou serviços de boa qualidade ou uma estratégia de marketing  muito bem elaborada, que gera a interação com os clientes e trazendo bons resultados.

Vamos tomar como base uma sorveteria fictícia que vende um produto artesanal por um valor mais elevado que o de outras sorveterias. Os pontos fortes dessa empresa são a qualidade dos ingredientes e a oferta de sorvetes veganos.

Fraqueza ou Weaknesses

Pensando ainda na mesma sorveteria artesanal, sua maior fraqueza certamente será a concorrência de marcas grandes e franquias de fastfood, muito comum na região em que ela está instalada.

Podemos perceber que a fraqueza da empresa é algo que pode mudar, o que hoje é um ponto fraco pode ser algo positivo futuramente. Portanto, a análise SWOT pode e deve ser feita de tempos em tempos para avaliar o contexto do momento.

Outro ponto de fraqueza que podemos apontar são os funcionários da empresa. Muitas vezes não estão treinados o suficiente para acompanhar o crescimento do negócio, comprometendo o atendimento.

Oportunidade ou Opportunities

Agora, pensando em fatores externos, as oportunidades são aquelas situações em que o seu negócio precisa aproveitar para alavancar e se posicionar no mercado de forma positiva.

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Uma oportunidade, para a sorveteria artesanal, seria o verão e o período de férias, por exemplo. Trabalhando as redes sociais nesse sentido e trazendo promoções que atraiam clientes e turistas que visitam a cidade nessa época.

Outro fator de oportunidade que essa sorveteria poderia usar como diferencial é a divulgação de sorvetes veganos. Ótima opção para quem procura uma sobremesa livre de ingredientes de origem animal.

Além do público vegano, os sorvetes à base de água são opções para pessoas com alergias ou intolerantes à lactose que muitas vezes não podem tomar sorvete por se sentirem mal.

É nítido que as oportunidades também podem mudar, mas o insight dessa ferramenta é exatamente isso: identificar o que pode ser oportuno naquele momento atual.

Ameaça ou Threats

Já as ameaças são situações que fogem do controle do empreendedor, por exemplo, o aumento dos preços dos ingredientes do sorvete, a oscilação de temperatura e do clima, entre tantas outras coisas.

O que se pode fazer em relação a isso? Bom, não existe uma fórmula pronta para resolução de problemas, mas a dica é: esteja sempre atento ao seu negócio e ao comportamento do seu público.

Uma ameaça é algo que pode ou não prejudicar o seu crescimento. Por isso, prever possíveis situações e ter um planejamento é essencial para colocar um plano B em prática, se for necessário.

Vale lembrar que a análise FOFA ou SWOT é imprescindível para aplicar em seu negócio sempre que achar necessário. Faça uma lista de todos os itens que se encaixam na análise e junto com sua equipe trace metas e estratégias assertivas.

E aí, vamos colocar no papel os pontos positivos e negativos para alavancar seu negócio?!

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