Registro de marca em Salvador: Tem em negócio em Salvador? Proteja-se!

O registro de marca em Salvador irá garantir todos os direitos da sua marca em todo o território nacional.

Quero te falar sobre como o registro de marca em Salvador é importante para quem trabalha nessa cidade. Mas antes, preciso te lembrar de umas informações bem importantes.

registro de marca em salvador

Salvador é a capital da Bahia. Terra apreciada por todos os brasileiros, principalmente aqueles que amam o carnaval. Anualmente, recebe milhares de turistas durante o evento. Mas, o ano todo é bastante agitada, não é mesmo?

Possui uma arquitetura colonial portuguesa maravilhosa. O bairro Pelourinho é onde tudo acontece: é o centro histórico, que chama atenção de todos os turistas que passam por ali. Tudo isso faz com que Salvador seja um bom destino para quem procura viajar, e ótimo para quem procura empreender, principalmente no setor do turismo. 

Empreendendo em Salvador, BA

Com cerca de 3 milhões* de habitantes, a cidade é uma das maiores do país e possui mais que 270 mil** empresas abertas. Além de tantos empreendedores que atuam na informalidade.

Dentro desse cenário, o registro de marca em Salvador faz toda a diferença para o seu negócio. E vou te explicar o motivo.

Salvador possui inúmeras empresas no setor de comércio e serviço em pleno funcionamento. Inclusive, duas das maiores empresas de comércio do país são baianas. São elas a Atakarejo e Le Biscuit.

Entenda a diferença entre marca de serviço e comércio.

registro de marca em salvador

Empreender e investir em um negócio em Salvador pode funcionar muito bem. Desde que o empreendedor saiba como criar uma marca forte e muito bem posicionada.

Alguns pontos e cuidados podem auxiliar nessa missão, como é o caso do branding e do registro de marca. Ambos pilares importantíssimos para atingir o sucesso.

O branding é a gestão da marca, envolve desde a criação do nome, como as cores usadas, o tom de voz, a personalidade, o posicionamento entre outros.

Já o registro de marca protege tanto o nome quanto o logo, impedindo que terceiros copiem ou usem sua marca indevidamente. E é sobre isso que quero falar com você.

Registro de Marca em Salvador

O registro de marca em Salvador é uma etapa importante para o sucesso de qualquer negócio.

Existem muitas vantagens em registrar sua marca no INPI. Isso garante que ninguém poderá usar uma marca igual ou semelhante à sua em todo território nacional. Afinal, de acordo com a lei 9.292/1996 o registro garante a exclusividade da marca para seu titular, protegendo contra cópias e evitando confusão ao consumidor

Sendo assim, o registro de marca na cidade de Salvador irá garantir todos os direitos a quem realmente criou a marca e tornou-a conhecida no mercado. Fantástico, não é mesmo?

O mais legal é que o registro de marca é feito 100% online e é válido por 10 anos em todo o território nacional. Apesar de ser um processo um tanto burocrático e exigir cautela, é possível fazer o registro da sua marca sozinho. Mas, o mais recomendável é contratar uma assessoria especializada para te auxiliar em cada etapa e evitar erros.

registro de marca em salvador

Benefícios extras do registro de marca em Salvador, BA

Já falei que o registro de marca garantirá a exclusividade do seu negócio, impedindo que outras pessoas utilizem sua marca indevidamente. Mas, há outros benefícios em ser o verdadeiro dono da sua marca. Veja:

  • Permite a expansão segura do seu negócio;
  • É requisito necessário para franquiar o negócio;
  • Permite que a marca seja licenciada;
  • Aumenta o valor da sua marca;
  • Combate a pirataria.

Se você tem um negócio em Salvador e sua marca não é registrada, você está correndo alguns riscos. Só é dono da marca quem a registra. Portanto, é possível que você esteja utilizando a marca de outra pessoa. Neste caso, você está cometendo um crime: uso indevido de marca.

O verdadeiro dono da marca poderá enviar uma notificação de uso indevido de marca, com um prazo para parar de usar a marca sob a pena de pagar multa e indenização. Caso você continue usando a marca indevidamente, poderá responder um processo judicial.

De qualquer forma, você terá que trocar sua a marca. E, não estou falando apenas no nome do seu negócio. Mas o logo, identidade visual, fachada, embalagem, uniforme de funcionários e tudo o que tenha a marca antiga deverá ser trocado. Isso irá gerar um custo altíssimo para seu negócio.

Tudo isso pode ser evitado registrando sua marca. Além de evitar custo desnecessário, garante todos os benefícios de ter uma marca registrada

Como registrar uma marca

O registro de marca acontece no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que é a autarquia federal responsável pelo registro de marca no Brasil. Todo o processo, desde o depósito do pedido até a decisão final leva cerca de 12 meses para ser concluído. 

Durante esse tempo, o processo passa por algumas etapas. E, é imprescindível realizar o acompanhamento semanal. Pois o INPI não envia nenhum tipo de atualização via email ou telefone. Inclusive, se você receber algo dizendo ser do INPI, saiba que isso é fraude.

registro de marca em salvador

Em resumo, as principais etapas do processo de registro de marca para quem tem negócio em Salvador são:

  1. Pesquisa de anterioridade (para saber as chances de sucesso);
  2. Depósito da marca no INPI;
  3. Publicação da marca;
  4. Acompanhamento semanal;
  5. Período de oposição;
  6. Exame de mérito (a etapa mais demorada);
  7. Decisão final (deferimento ou indeferimento);
  8. Emissão do certificado.

Dentro de cada uma dessas etapas podem existir alguns percalços que precisam de atenção especial. Tudo o que for feito no processo, precisa ser bem feito. Isso irá aumentar as chances de sucesso do seu registro de marca.

É possível fazer o registro de marca em Salvador sozinho, mas contar com quem entende do assunto é fantástico. Se tem dúvidas ou deseja receber uma proposta para proteger sua marca, clica aqui e conversa com nossos consultores (é sem compromisso, tá?).

*IBGE.
**Econodata

Picture of Zênite Marcas

Zênite Marcas

Empresa especializada em registro de marcas de forma simplificada.

Deixe um comentário

Zênite Marcas

Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

Artigos recentes

Caso real de perda da marca

Todos os direitos são reservados à Zênite Registro de Marcas Ltda.

Baixe nosso Plano de Ação 2024 gratuitamente.

Use nossa estratégia já validada para alavancar seus negócios!