O registro de marca em Recife é uma etapa importante para os empreendedores. Seja no início do negócio, ou não. São vários os benefícios em proteger sua marca e, muitas consequências em não fazê-lo.
A única maneira de comprovar que a marca é sua e evitar cópias é através do registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Além disso, é uma excelente forma de se diferenciar da concorrência. Ainda mais em Recife, que possui quase 180 mil empresas ativas*! Ainda há milhares de empreendedores atuando na informalidade.
Universo empresarial de Recife, PE
A capital pernambucana é conhecida pelo turismo e o frevo. Durante todo o ano, recebe turistas interessados em aproveitar a região. Esse movimento é muito maior durante o período de carnaval.
Por estar localizada na costa nordestina do litoral brasileiro, é um local perfeito para o crescimento de empresas de vários segmentos, principalmente relacionado a alimentação, turismo e acessórios.
Inclusive, boa parte das empresas ativas está no setor alimentício. Contudo, há ainda muitos empreendedores que atuam na informalidade, ou seja, sem CNPJ.
A concorrência em Recife está cada vez maior. Fazendo com que cada empreendedor procure formas de se diferenciar no mercado e evitar as cópias. Mas a única maneira de proteger sua marca e ser único, é através do registro de marca em Recife. Afinal, registrar a marca fará com que ela seja única em todo o Brasil!
Registro de Marca em Recife
De acordo com a lei 9.279/1996, duas marcas não podem causar confusão ao consumidor. Ou seja, não é permitido que marcas semelhantes atuem no mesmo segmento. Já pensou ir ao mercado e levar para casa o produto errado porque acabou pegando uma marca parecida?
Para garantir a exclusividade da sua marca, é fundamental fazer o registro de marca em Recife. Com esse registro, não poderá existir uma marca igual ou semelhante em todo o Brasil, afinal, o registro tem validade em todo o território nacional.
O registro de marca não é obrigatório, porém deixar de fazer pode levar a sérias consequências para você. Se a marca que você utiliza já foi registrada por outra pessoa, você está cometendo um crime: uso indevido de marca.
Quem usa uma marca indevidamente está sujeito a receber uma notificação extrajudicial para cessar o uso da marca. Neste caso, com prazo pré-determinado para trocar a marca, incluindo a troca de todo o material que você a utilizava, como a fachada da loja, embalagem, redes sociais etc.
A troca da marca gera um custo alto. Mas, você ainda está correndo mais um risco: de ser processado por uso indevido de marca.
Tudo isso pode ser evitado ao registrar a marca em Recife. Além de evitar problemas, você garante muitos benefícios para o seu negócio.
Benefícios extras do registro de marca em Recife, PE
Além de evitar custos com pagamento de indenização e troca de marca, você pode aproveitar outros benefícios que somente o registro de marca em Recife lhe trará:
- O registro vale em todo o território nacional;
- Tem validade por 10 anos renováveis por igual período quantas vezes for necessário;
- A marca se torna um bem;
- É possível vender ou comprar uma marca registrada;
- O registro de marca é requisito para abrir franquia ou licenciar o uso da marca;
- Impede que terceiros usem uma marca igual ou semelhante;
- Combate a pirataria e cópias baratas;
- Garante originalidade ao seu produto ou serviço;
- Proporciona um crescimento seguro e saudável para seu negócio.
Como registrar uma marca
A autarquia federal responsável pelo registro de marca no Brasil é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Para proteger a sua marca, é necessário registra-lá nesse órgão.
O processo é feito totalmente online, sem a necessidade de se deslocar até o local. Ou seja, você pode fazer o registro da sua marca em Recife agora mesmo, clicando aqui.
Todo o processo para registrar a marca em Recife pode levar até 12 meses. Esse é o tempo médio, mas cada caso é único, podendo demorar mais ou menos tempo. De uma forma bastante resumida, as fases para registrar a marca são:
- Pesquisa de anterioridade e definição de NCL;
- Depósito da marca no INPI;
- Acompanhamento semanal;
- Decisão final do INPI (deferida ou indeferida);
- Emissão de certificado final (se deferida).
Esse é um resumo básico, muita coisa pode acontecer durante o processo de registro de marca. Você pode conhecer todas as fases aqui. Para simplificar tudo isso, existe a Zênite Marcas. Nossa missão é facilitar e cuidar de absolutamente tudo para que você se dedique exclusivamente ao seu negócio. Clique aqui e converse com um de nossos consultores para tirar suas dúvidas (sem compromisso algum!)