Registro de marca em Fortaleza: Tem em negócio em Fortaleza? Proteja-se!

Fazer o registro de marca em Fortaleza protege o seu negócio contra cópias em todo o Brasil. Veja como fazer aqui.

O registro de marca em Fortaleza é um item obrigatório para quem tem um negócio na capital do Ceará. Afinal, é uma cidade turística quem tudo para dar certo! 

É um ótimo cenário para quem quer uma boa viagem e também para quem quer empreender. Fortaleza é um local privilegiado com praias e cenários paradisíacos. Mas também pelas oportunidades no mundo dos negócios.

Mas, para começar você precisa se preparar. Então se você já tem um negócio em Fortaleza ou pretende começar um, continue lendo esse artigo.

registro de marca em fortaleza

Universo empresarial de Fortaleza, CE

Fortaleza possui cerca de 2 milhões e meio* de habitantes. Boa parte desse número é composto por pessoas entre 20 e 30 anos. São mais de 120 mil** empresas abertas, além das pessoas que trabalham na informalidade. Por ser uma cidade turística, recebe pessoas do mundo inteiro, e, existe muita gente trabalhando por conta própria.

Tudo isso nos faz ter uma certeza: a concorrência é grande. O que obriga os empreendedores da cidade a criarem formas de se destacar. Mas, existe algo que pode prejudicar (e muito) os negócios: alguém copiar ou roubar a sua marca.

Infelizmente, existem muitas pessoas que acabam se aproveitando do sucesso dos outros. Principalmente copiando uma marca que está fazendo sucesso. Isso faz com que o registro de marca em Fortaleza torne-se fundamental para qualquer negócio, de qualquer segmento.

Ao registrar sua marca em Fortaleza, ela estará protegida em qualquer lugar do Brasil, não apenas na capital do Ceará. E sabe o que isso quer dizer? Que ninguém em todo território nacional poderá usar uma marca igual ou semelhante à sua. Ou seja, você será único!

Ser único é uma excelente forma de se diferenciar da concorrência, não é mesmo?

Registro de Marca em Fortaleza

Para registrar marca em Fortaleza é bem simples. Tudo é feito online, sem precisar sair de casa (ou do seu trabalho!). O registro é feito no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), a autarquia federal responsável pelas marcas no Brasil.

registro de marca em fortaleza

A regra é bem clara: quem registra primeiro tem direito na marca e torna-se o verdadeiro dono. Logo, se a sua marca ainda não foi registrada por ninguém, corra e dê inicie ao processo. Isso garantirá que ninguém roube sua marca.

Existem vários benefícios em registrar sua marca, além da proteção de ninguém copiá-la. Veja alguns:

  • Poderá notificar quem usar sua marca indevidamente;
  • Poderá processar e receber indenização caso alguém continue usando sua marca;
  • O registro tem validade por 10 anos, portanto a marca será sua por uma década (e é possível renovar quantas vezes for necessário);
  • A marca torna-se um bem;
  • É possível vender uma marca registrada;
  • É requisito básico para franquiar um negócio;
  • É possível licenciar sua marca para outras pessoas;
  • Vale em todo o território nacional.

Ter um negócio em Fortaleza e deixar sua marca sem registro é o mesmo que viajar e deixar a porta de sua casa aberta: qualquer pessoa poderá se aproveitar. 

Da mesma forma que existem vários benefícios em registrar, há muitos riscos em não fazê-lo.

Você pode estar usando a marca que outra pessoa já registrou. Neste caso está cometendo um crime: uso indevido de marca e poderá ser notificado ou até mesmo processado. Isso tudo resultará no pagamento de uma indenização e você ainda terá que gastar mais dinheiro trocando sua marca, a fachada, embalagens e tudo o que tiver com a marca antiga. 

E isso é verdade. Veja aqui o que aconteceu com um salão de beleza que utilizava uma marca bem famosa de carros.

Como registrar uma marca

Você pode simplificar e clicar aqui, preencher o formulário e fazer o registro da sua marca com quem entende do assunto. Mas, se você é do tipo que gosta de se arriscar, pode clicar aqui e fazer o registro de marca sozinho, mas antes disso, é necessário conhecer o processo.

O processo de registro de marca pode levar até 12 meses para ser concluído. Durante esse tempo é importante acompanhar na RPI (Revista da Propriedade Industrial) semanalmente para ver se há movimentação no seu processo. Todas as novidades são publicadas lá, o INPI não envia nada por email ou telefone.

Você ainda precisará compreender todas as fases do processo de registro de marca. Aqui você pode conhecê-las. Além disso, caso haja algum problema como uma oposição, é preciso saber se defender. 

Apesar de ser possível registrar sua marca sozinho, o recomendado é que você faça o registro da sua marca com uma assessoria especializada. Aqui na Zênite contamos com profissionais qualificados e preparados para isso. Além de uma equipe jurídica com especialistas sobre marcas. Clique aqui para falar com nossos consultores e saber se a sua marca está disponível para registro. 

* IBGE.
** Econodata.

Picture of Zênite Marcas

Zênite Marcas

Empresa especializada em registro de marcas de forma simplificada.

Deixe um comentário

Zênite Marcas

Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

Artigos recentes

Caso real de perda da marca

Todos os direitos são reservados à Zênite Registro de Marcas Ltda.

Baixe nosso Plano de Ação 2024 gratuitamente.

Use nossa estratégia já validada para alavancar seus negócios!