Pode ser que você não saiba, mas registrar a marca da sua construtora pode ser o passo definitivo para o seu sucesso.

Registrar Marca Construtora

Atualmente o mercado da construção civil é um dos que mais crescem e bastante lucrativo (muito embora trabalhoso). Isso fez com que grandes empresas resolvessem se aventurar no mercado. Mas existe algo que diferencia uma construtora de outra: a qualidade.

E como você mostra para seus clientes (e futuros clientes) que sua construtora é diferenciada? Usando sua marca.

Minha construtora não tem marca

Você pode até não perceber, mas toda construtora tem uma marca. Ainda que você use seu nome para apresentar seus serviços ao público, ele será sua marca. É ele que as pessoas vão procurar quando querem a qualidade do serviço que você entrega.

Quantas vezes você já ouviu alguém indicando a “Construtora do José” ou “Construtora do Paulo”? Certamente várias vezes. E essa é a marca deles. Já pensou se do dia para a noite o Paulo e o José precisassem trocar o nome de suas construtoras em 24 horas? Seria horrível.

Certamente se isso acontecesse com você atrapalharia e muito o número de contratos que você fecha anualmente, não é mesmo? Isso sem contar no prejuízo material de ter que trocar cartões de visita, envelopes, pastas, adesivos de carros e até fechada do seu escritório.

Então, agora que você percebeu que ainda que use seu nome para a construtora você tem sim uma marca, vou te explicar como registrar ela te ajudará a ter mais clientes.

Porque você deve registrar a marca da sua construtora agora

O registro de marca de qualquer empresa deve ser sempre prioridade, e disso não tenho dúvidas. Digo isso porque não faz nenhum sentido investir e divulgar uma marca que pode deixar de ser sua a qualquer momento.

Registro de marca de construtora

Não quero te assustar: mas o que faria se tivesse que trocar toda sua identidade visual em 24 horas úteis sob pena de ser processado judicialmente?

E isso pode acontecer caso um terceiro, na maioria das vezes concorrente registre sua marca antes de você. E, ao contrário do que se imagina, isso é muito comum de acontecer. Quase que diariamente recebemos pessoas ou ligações em nosso escritório de casos como esse.

Além disso, quando você tem a marca da construtora registrada no INPI a impressão que você passa para seus clientes é de muito mais credibilidade. Estima-se, inclusive, que uma marca registrada aumenta em pelo menos 20% o valor transmitido ao cliente e em 30% o valor de mercado da marca.

Mas como faço para registrar a marca da minha construtora

Você pode fazer o registro da marca da construtora diretamente no INPI. O custo será de, em média, R$ 600,00 e terá validade de 10 anos.

Esse registro é feito por um processo administrativo perante o INPI que tramita por 12 meses, em média. Durante esse prazo é necessário cumprir algumas exigências e pagar algumas guias (nos prazos estabelecidos em lei), o que pode ser um pouco burocrático. É por isso que muitas empresas optam por contratar uma assessoria especializada em registro de marcas.

Registro de marca para construtora

Com uma assessoria será necessário investir um pouco mais, mas em contrapartida tem a possibilidade de parcelar o valor em algumas vezes de modo que não pese em seu bolso.

Na Zênite, por exemplo, facilitamos o registro de marca para construtoras (já com todas as guias inclusas) em até 10x sem juros.

Como faço para iniciar o registro de marca

O primeiro passo será sempre a consulta de disponibilidade da marca. Isso porque muitas vezes nós criamos a marca mas nos deparamos com outras marcas muito semelhantes (ou idênticas) a nossa. Se essa marca já for registrada no INPI não será possível que você registre.

Essa pesquisa pode ser feita diretamente no portal do INPI, clicando aqui. Mas, mais uma vez, recomenda-se que seja feita por um profissional que tenha conhecimento na área. Na Zênite essa pesquisa é também gratuita e não tem nenhum compromisso.

Quer fazer uma pesquisa da marca da sua construtora totalmente grátis? Clique aqui.

Se você gostou desse artigo e tem um amigo ou sócio que precisar ler isso, envie pra ele agora mesmo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here