Influenciador digital precisa registrar marca? Descubra agora!

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O número de canais no Youtube, blogs e perfis famosos crescem a cada dia. A maioria deles possui temas parecidos e devido a isso é comum que haja algumas cópias ou uso indevido de uma marca. Isso significa que um influenciador digital precisa registrar marca!

influenciador digital precisa registrar marca

O mundo digital é muito disputado e, portanto é necessário fazer o possível para garantir a segurança do seu negócio. O registro da marca pode até parecer algo desnecessário, porém alguns influenciadores digitais que possuíam uma marca há anos, acabaram perdendo para outras pessoas por não haver registro. Você não quer que isso ocorra com você também não é mesmo? Por isso, veja agora como dar segurança a sua marca e também aos seus canais.

O que são influenciadores digitais?

Algumas pessoas são consideradas formadoras de opinião, podendo ser celebridades ou até profissionais que são conhecidos em diversas áreas. Um influencer digital ou simplesmente influenciador digital, possui a capacidade de influenciar nas escolhas e decisões de algumas pessoas que confiam nele.

Um influenciador digital possui um número grande de seguidores em suas redes sociais, canais ou blogs. E por meio disso, divulgam empresas, produtos e até serviços, colocando na mente do consumidor que ele precisa ter aquilo que está sendo anunciado por ele. Não é preciso ter milhões de seguidores, basta ter uma boa quantia dentro de um determinado nicho. Cidades pequenas, por exemplo, usam pessoas da própria cidade para divulgar seus produtos. Essas pessoas são escolhidas devido aos seus seguidores e o engajamento que tem com eles.

As grandes marcas vêm investindo mais e mais em personalidades como essas, utilizando como uma estratégia de marketing digital e assim vendendo os seus produtos ou serviços. Por ser algo tão exposto, um influenciador digital deve se atentar também a segurança do seu nome, ou seja, a sua marca. Afinal, precisam de uma garantia judicial para que outras pessoas não a utilizem sem autorização.

Viu o que aconteceu com a blogueira Camila Coutinho? Veja o caso aqui!

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Saiba o porquê influenciador digital precisa registrar marca

O registro de marca é importante para que o titular da marca tenha direito exclusivo de propriedade e uso dela. Dessa maneira evitará que terceiros a utilizem sem autorização, podendo causar grandes problemas posteriores, além de acarretar riscos no desenvolvimento da sua carreira.

Uma marca registrada se torna um grande atrativo para as empresas, que utilizam o influenciador digital para fechar algumas campanhas publicitárias. Ter sua marca registrada representa confiança e profissionalismo, aumentando assim os seus ganhos.

Influenciador digital: como registrar sua marca

Muitos se perguntam: Como registrar o meu canal do Youtube ou registrar o nome do meu blog? É simples! O registro é realizado por meio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

Lembre-se: o registro do domínio do blog não protege a marca!

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É importante que você faça uma pesquisa para verificar se já existe ou não a marca que quer registrar. Essa pesquisa pode ser feita no site do próprio INPI, no ícone “Faça uma busca”. No entanto, é preciso fazer uma busca com todas as possibilidades para garantir que sua marca seja registrada com sucesso. Clicando aqui você poderá fazer uma pesquisa para registro de marca completa e gratuita.

Minha marca esta disponível para registro, e agora?

Se sua marca estiver disponível para registro, terá que preencher um formulário com todas as informações da marca e imprimir uma Guia de Recolhimento da União (GRU). É importante que essa guia seja paga antes de depositar o pedido de registro no INPI.

A marca deverá ser registrada em uma NCL, ou seja, em uma das 45 classes pré-estabelecidas pelo INPI. É importante classificar corretamente para que não ocorram problemas posteriores.

Após o depósito do pedido de registro de marca, terá que acompanhar sua publicação na RPI (Revista da Propriedade Industrial). Essa revista é publicada toda terça-feira. Quando a marca é publicada, abre-se o período de oposição. Você pode saber tudo sobre a oposição clicando aqui.

A única forma de saber se alguém apresentou oposição é realizando o acompanhamento semanalmente. Caso tenha, precisará defender-se, caso contrário sua marca não será deferida e você perderá o registro.

Passado o tempo de oposição, você deverá aguardar o deferimento ou indeferimento da sua marca. Quando o processo chegar ao fim, será preciso pagar a última taxa. Os valores podem alternar dependendo do caso. Se essa última guia não for paga no prazo, você perderá o registro de marca. Mas se concluir com o pagamento, o registro da sua marca terá validade por 10 anos. Depois de 10 anos, terá que pagar uma taxa para renová-la por igual período.

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Todo esse processo (desde a pesquisa até o deferimento) pode levar até 12 meses,  e é imprescindível o acompanhamento semanal para evitar problemas. Para deixar o processo mais tranquilo, a Zênite Marcas faz todo esse acompanhamento sem cobranças surpresas. Para saber mais, clique aqui.

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Ananda Morales

Publicitária, redatora e sócia da Zênite Marcas.

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Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

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