Registro de marca em Porto Alegre: Tem em negócio em Porto Alegre? Proteja-se!

O registro de marca em Porto Alegre é uma etapa importante para o crescimento de qualquer negócio. Veja aqui como proteger o seu negócio.

Você sabia que o registro de marca em Porto Alegre é fundamental para o crescimento de qualquer negócio? Seja qual for o segmento, o registro irá proporcionar inúmeras vantagens para você. Principalmente se você deseja ganhar mais dinheiro sendo empreendedor.

Existem mais de 220 mil* empresas ativas somente em Porto Alegre. Além desse número, já milhares de pessoas que atuam na informalidade (sem CNPJ). Isso significa que a concorrência é gigantesca e é preciso encontrar formas de ser único e original. O registro de marca irá te proporcionar isso e muito mais. 

registro de marca em porto alegre

Registro de Marca em Porto Alegre

O registro de marca é a única garantia de que você é o verdadeiro dono da sua marca. Imagine só, ir até o mercado e levar para casa um produto de uma marca muito semelhante aquela que você costuma comprar. Apenas porque você se confundiu.

O problema pode ser pior, se o produto comprado for ruim, não é mesmo?

Isso é um problema para você, que irá se sentir enganado. Mas também é um problema para a outra marca, já que existe uma “cópia ruim” dele por aí, não é mesmo?

Para evitar esse tipo de situação, existe o registro de marca em Porto Alegre. Se uma marca é registrada, não poderá existir outra igual em todo o território nacional. E para garantir isso, existe a lei 9.279/1996, que fala exatamente como funciona o registro de marca no Brasil.

A autarquia federal responsável pelo registro de marca no Brasil é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Esse é o órgão responsável por cuidar de todos os processos. Se uma marca é registrada lá, não poderá existir outra igual.

Ou seja, se você tem um negócio em Porto Alegre e faz o registro da sua marca no INPI, significa que será único e original em todo o Brasil.

registro de marca em porto alegre

Benefícios extras do registro de marca em Porto Alegre, RS

O registro de marca garante que sua marca será única e exclusiva em todo o Brasil. Mas, além disso, há outros benefícios incríveis em registrá-la agora mesmo:

  • Combate a pirataria;
  • Evita que terceiros roubem sua marca (e seus lucros);
  • É requisito básico para franquear um negócio;
  • Permite licenciar a sua marca para terceiros;
  • Proporciona crescimento saudável;
  • Tem validade por 10 anos renováveis;
  • Torna sua marca um bem vendável (é possível vendê-la);
  • Notificar terceiros que usem sua marca indevidamente;
  • Processar terceiros que usem sua marca indevidamente (podendo receber indenização por isso);
  • Aumenta o valor do seu produto ou serviço e consequentemente os lucros.

Você não é obrigado a registrá-la. Porém, ao deixar de fazer o registro de marca em Porto Alegre você poderá arcar com as consequências. Você corre o risco de usar a marca registrada por outra pessoa e isso é crime de uso indevido de marca. Se isso acontecer, você pode receber uma notificação extrajudicial para parar de usá-la.

Se isso acontecer, terá um prazo para trocar sua marca. E isso não quer dizer apenas o nome. É preciso mudar a fachada, uniforme da equipe, embalagens, logo, redes sociais, site e tudo o que estiver estampado com sua antiga marca. E isso deve ser feito quanto antes para evitar um processo e o pagamento de indenização.

Tudo isso pode ser evitado registrando sua marca. Clique aqui e faça o seu agora.

Como registrar uma marca

O registro de marca em Porto Alegre deve ser feito no INPI e tudo é online: desde a pesquisa, o depósito e a decisão final. Não é necessário se locomover para outra cidade ou enviar documentos via Correios.

registro de marca em porto alegre

O processo todo de registro de marca leva cerca de 12 meses para ser concluído, podendo demorar um pouco menos ou mais, dependendo do caso. 

De forma bem resumida, as etapas do registro de marca são essas:

  • Pesquisa de anterioridade e definição de NCL;
  • Depósito da marca no banco de dados do INPI;
  • Publicação do pedido de marca na RPI (Revista da Propriedade Industrial);
  • Acompanhamento semanal;
  • Decisão final do INPI (deferimento ou indeferimento);
  • Emissão do certificado final (em caso de deferimento).

Veja todas as fases do registro de marca aqui.

O acompanhamento semanal é extremamente importante, pois o INPI não envia nenhuma informação via email ou WhatsApp. Tudo deve ser consultado no site. Isso significa que se houver alguma taxa para pagar ou alguma exigência para cumprir, você deverá verificar. Se for o caso, deve ser feito dentro do prazo para não perder o processo.

Para simplificar, você pode ter uma assessoria especializada em registro de marca para te auxiliar em todas as fases e cuidar de tudo. A missão da Zênite é justamente essa: facilitar a vida do empreendedor, cuidando do registro da marca enquanto o empreendedor cuida do seu negócio. 

Clique aqui e fale diretamente com um de nossos consultores.

*Econodata.

Zênite Marcas

Zênite Marcas

Empresa especializada em registro de marcas de forma simplificada.

Deixe um comentário

Zênite Marcas

Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

Artigos recentes

Caso real de perda da marca

Todos os direitos são reservados à Zênite Registro de Marcas Ltda.

Baixe nosso Plano de Ação 2024 gratuitamente.

Use nossa estratégia já validada para alavancar seus negócios!

Faça uma consulta de marca!