Seja você um esportista ou não, certamente conhece a marca Nike. Com vários consumidores fiéis por todo o mundo, possui em seu catálogo de produtos roupas e bolsas, além dos tradicionais tênis.
Mas, chegar ao sucesso é uma caminhada bastante árdua. Não é uma tarefa fácil e não foi do dia para a noite. Chegar a esse patamar de reconhecimento certamente levou muito tempo, trabalho e dedicação. E é exatamente sobre isso que quero te contar aqui nesse texto.
Fundadores da Nike
Phillip Hampson Knight é um norte-americano nascido em Portland, em 1938, que marcou seu nome na história do marketing ao fundar a Nike. Apaixonado por corridas, ele logo se tornou amigo do treinador da equipe de atletismo, Bill Bowerman, na Universidade de Oregon onde cursou jornalismo.
Futuramente, Bill e Phillip se tornariam sócios numa nova jornada e começariam uma empresa que seria uma das maiores do mundo no ramo dos esportes e seria conhecida mundialmente.
Vejamos alguns fatos interessantes sobre a Nike e como cada passo foi importante para ela chegar até onde está hoje.
Fatos interessantes sobre a Nike
Vamos conhecer alguns fatos importantes sobre a marca Nike:
- Formação do fundador: depois de se formar no curso de jornalismo, Phill entrou para o curso de administração e um dos seus trabalhos, plano de negócios, foi a base para a fundação da marca Nike futuramente, abordando “a importação de tênis de alta qualidade no Japão para vender nos EUA com uma grande margem de lucro”.
- Ida ao Japão: para colocar a ideia do plano de negócios em prática, Phill foi ao Japão e adquiriu 200 pares de tênis a um preço de US$ 3,33 cada, e vendeu todos rapidamente por US$ 6,95.
- Treinador e sócio: após esse sucesso de vendas, resolveu se associar a Bill Bowerman, seu antigo treinador da Universidade de Oregon e, juntos, importaram uma nova remessa de tênis. Cada um deles investiu US$ 500 e as vendas renderam US$ 4 mil aos dois.
- Blue Ribbon Shoes: o nome inicial da marca era Blue Ribbon Shoes, os sócios abriram várias lojas de varejo e em 1969 já batiam a marca de US$ 1 milhão em vendas.
- Just do It: com o sucesso de vendas dos tênis estrangeiros, os criadores passaram a pensar em criar seus próprios calçados, o que gerou certo desconforto com o fornecedor no Japão. A inevitável separação veio oficialmente em 1971 e o nome da marca também foi alterado para Nike, a deusa grega da vitória, força e velocidade. Com isso, a empresa lançava seu primeiro modelo de tênis que rendeu US$ 3 milhões à empresa.
Logo da Nike: conheça foi criado
A criação da logo da marca é de autoria de Carolyn Davidson, uma estudante, na época, da Universidade de Portland. Os fundadores da marca procuravam algo que trouxesse a ideia de dinamismo, boa percepção visual no calçado e diferença em relação a outras marcas conhecidas.
O trabalho da designer custou apenas 35 dólares, posteriormente, com o sucesso da nova identidade visual, ela recebeu 500 ações da Nike, concedida pelos seus fundadores, que hoje está estimado em cerca de US$ 1 milhão.
Como a marca havia recentemente alterado seu nome de “Blue Ribbon Shoes” para “Nike”, a deusa grega da vitória, era interessante que sua logo tivesse alguma relação com a nova fase da empresa.
O símbolo é chamado de Swoosh que traz a ideia de movimento eterno e contínuo, assim como as asas da deusa Nike. Vale lembrar que a marca é uma das poucas empresas onde o logotipo tem um nome próprio, único, que não está associado a nada mais.
Posicionamento da marca
Na década de 1990 outro passo importante foi dado pela Nike, que passou a associar seus produtos a Michael Jordan, principal jogador de basquete na época.
Agora, ela não vendia apenas um produto, mas sim vendia a ideia de mais qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas que eram associadas aos nomes consagrados do esporte.
Quando uma marca está atrelada a uma figura conhecida, como um influenciador digital, por exemplo, acaba se tornando confiável. Aumenta sua visibilidade e também a credibilidade.
Conheça a necessidade do registro de marca para influenciadores.
Assim, a Nike se consolidou nos últimos anos se posicionando como uma empresa que transforma clientes em fãs, que investe em atletas, que fomenta o esporte e a prática de atividades físicas através dos produtos de qualidade que vendem.
Certamente, as estratégias de marketing são direcionadas para que a marca atraia cada vez mais o interesse do público, se moldando à realidade atual e incentivando o mundo dos esportes, seja pelos patrocínios ou pelo lançamento de novos – e excelentes – produtos.
E aí? Qual sua marca preferida? Comenta aqui para gente conhecer e contar a história dela.